Análise da atividade argumentativa em aulas de Química segundo Perelman e Olbrechts-Tyteca

Author:

Da Silva Júnior Geraldo AlexandreORCID,Lima da Silva Marcia GoretteORCID

Abstract

O ensino da argumentação nas aulas de ciências vem sendo difundido nos últimos anos, no que se refere as discussões teóricas, as estratégias, a inserção no currículo, aos cursos de formação de professores, entre outros. Desta forma, assumimos que durante uma atividade de ensino para fomentar a argumentação, há também presente, no discurso do docente, aspectos retóricos do processo argumentativo. Ao mesmo tempo, consideramos que a teoria da argumentação de Perelman e Olbrechts-Tyteca constitui um referencial teórico e metodológico que auxilia na análise de discursos argumentativos nas aulas de ciências. Portanto, neste artigo de pesquisa em educação em ciências experimentais, matemática e tecnologia, buscamos analisar o caráter argumentativo do discurso docente à luz da Teoria da Argumentação de Perelman e Olbrechts-Tyteca. Para compor nosso corpus de análise, selecionamos episódios de um conjunto de atividades desenvolvidas por uma professora da disciplina de química, na educação básica, de uma escola técnica federal, buscando identificar, nos discursos dos participantes, elementos da teoria. Para a análise dos dados utilizamos o aporte teórico da Análise Textual Discursiva. Como principais resultados observamos a intenção explícita da docente (Orador) em elevar a adesão à uma dada tese por parte do alunado (Auditório) por meio do convencimento ou persuasão. A dinâmica para o contato com os espíritos a fim de promover um debate e, posteriormente, avaliar os argumentos, favoreceu um processo metacognitivo de reflexão sobre os argumentos utilizados, apontando valores e a hierarquia destes, que reconhecidos pelos membros do Auditório e as técnicas adotadas pela docente, se apoiam em argumentos de dissociação dos conceitos. Concluimos que a teoria apresenta potencial enquanto ferramenta analítica para estudos sobre argumentação.

Publisher

Universidad Pedagogica Nacional

Reference23 articles.

1. Araújo, A. O. e Mortimer, E. F. (2009). As práticas epistêmicas e suas relações com os tipos de texto que circulam em aulas práticas de Química. Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, SC, Brasil.

2. Azevedo, M. L. S. e Silva, M. G. L. (2019). Uma proposta para desenvolver a habilidade cognitivo-linguística (explicar) em aulas de química utilizando a estratégia P.O.E. (Prever-Observar-Explicar). Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, 4(8), 615-632. Em: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.507

3. Daher Júnior, P. A. R. (2016) A redução da maioridade penal e os elementos argumentativos do gênero justificação do projeto de emenda à constituição nº 171/93. 105f. [Dissertação de Mestrado em Letras – Linguagem, Cultura e Discurso], Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Minas Gerais, Brasil.

4. Duschl, R. A. (2007). Quality Argumentation and Epistemic Criteria. Em Erduran, S. e Jiménez-Aleixandre, M. P. Argumentation in Science Education: perspectives from classroom-based research. (pp. 158-178). Springer.

5. Erduran, S. e Jiménez-Aleixandre, M. P. (2007) Argumentation in Science Education: Perspectives from Classroom-Based Research. Springer.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3