Abstract
O objetivo geral deste trabalho é investigar as ações do professor na condução das discussões matemáticas, no contexto do trabalho com tarefas exploratórias em aulas de Cálculo Diferencial e Integral. Desenhado como uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativo, o estudo considerou transcrições do diálogo entre o professor e os estudantes ingressantes em um curso de Engenharia acerca da resolução de uma tarefa envolvendo diferentes representações de funções. Como resultados, destacamos que foram oportunizados aos alunos momentos para se expressarem (em geral, pelas ações de convidar e guiar/apoiar), elaborarem justificativas e refletirem sobre aspectos nos quais não haviam pensado anteriormente (pela ação de desafiar), “atiçando” sua criatividade e, consequentemente, fortalecendo seu raciocínio. Tais momentos ampliaram a capacidade dos alunos de raciocinar matematicamente, fazendo-os pensar, compreender ideias matemáticas e aplicá-las.
Publisher
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Reference28 articles.
1. ARAMAN, Eliane Maria de Oliveira; SERRAZINA, Maria de Lurdes Marquês; PONTE, João Pedro da. “Eu perguntei se o cinco não tem metade”: ações de uma professora dos primeiros anos que apoiam o raciocínio matemático. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.21, n.2, 466-490, 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/42505. Acesso 05 jul. 2021.
2. BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Alegre: Porto Editora, 1994.
3. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução no 2, de 24 de abril de 2019. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Brasília (Brasil), 26 abr. 2019. Edição 89. Seção 1, p. 43.
4. BRODIE, Karin. Teaching mathematical reasoning in secondary school classrooms. New York: Springer, 2010.
5. CABRAL, Tânia Cristina Baptista. Metodologias Alternativas e suas Vicissitudes: ensino de matemática para engenharias. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, p. 208-245, 2015.