Raça e Território na Configuração de Disputas por Terra no Sul do Brasil / Race and Territory in the Configuration of Land Disputes in Southern Brazil

Author:

Benedetti Adriane Cristina1ORCID

Affiliation:

1. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil

Abstract

A mobilização de comunidades quilombolas pelo reconhecimento de direitos tem revelado territorialidades que se distinguem das formas de ocupação do espaço regidas pelo Estado, algumas das quais configuram situações de conflito em torno da posse da terra. As disputas relacionadas à titulação de territórios quilombolas e à demarcação de terras indígenas no Brasil acionam a questão étnico-racial, a qual tem sido contornada nos estudos voltados para o meio rural. Visando abordar essa questão, faz-se uso de dados obtidos ao longo de uma pesquisa qualitativa, realizada no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, que teve por objeto empírico processos de titulação de territórios em que foram registrados conflitos. O artigo propõe articular as noções de colonialidade e racialização na abordagem dos conflitos, com vistas a apreender as dimensões das relações de poder em jogo. Tem por objetivo analisar como o surgimento dos quilombolas enquanto sujeitos políticos introduz novos significados à luta pela terra e influencia a dinâmica das lutas sociais no campo, a partir dos dados da pesquisa realizada no estado.

Publisher

Centro de Investigaciones en Ciencias Sociales y Humanidades desde America Latina

Subject

General Materials Science

Reference29 articles.

1. Almeida, A. (2002). Os Quilombos e as Novas Etnias. Em, E. C. O’Dwyer. (Coord.), Quilombos: identidade étnica e territorialidade, (pp. 43-81). Editora da FGV.

2. Almeida, A. (2010). Terras de preto, terras de santo, terras de índio: uso comum e conflito. Em, N.G. Delgado. (Coord.). Brasil Rural em Debate: Coletânea de Artigos, (pp. 104-136). MDA/CONDRAF.

3. Anjos, J. (2017). Raça: um conceito bio-sócio-psico-cultural. [Seminário]. VI Seminário discente do PPGS/UFRGS. Múltiplos Olhares desde o Brasil. UFRGS.

4. Arce, J. (1999). Vida de Barro Duro: cultura popular juvenil e grafite. Tradução de Heloísa B. S. Rocha. Editora da UFRJ.

5. Barcellos, Dayse Macedo et al. (2004). Comunidade Negra de Morro Alto. Historicidade, identidade e territorialidade. Editora da UFRGS.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3