Detecção e conscientização de portadores de hemoglobinopatias nas regiões de São José do Rio Preto e Presidente Prudente, SP (Brasil)

Author:

Naoum Paulo César1,Angulo Ivan de Lucena2,Brandão Antônio Carlos2,Graciano Rejane Alexandre Silva3,Spir Marlene3,Nomura Eunice3,Anjos Irecê Deus4

Affiliation:

1. Universidade Estadual Paulista, Brasil

2. Faculdade Regional de Medicina, Brasil

3. Instituto Adolfo Lutz, Brasil

4. Laboratório de Análises Clínicas Nossa Senhora das Graças, Brasil

Abstract

Foram analisadas 7.657 amostras de sangue provenientes de 48 cidades das regiões de São José do Rio Preto e de Presidente Prudente, com o objetivo de detectar e conscientizar os portadores de hemoglobinas anormais. As análises efetuadas mostraram que 3,47% tinham hemoglobinas anormais, sendo 2,26% portadores de variantes moleculares (Hbs, AS, AC, SS, SC, AJ, AB2) e 1,21% de talasse-mias (alfa e beta). Os resultados obtidos evidenciaram que estudos semelhantes, além de propiciar o melhor conhecimento das causas genéticas, bioquímicas e hematológicas dessas alterações hereditárias, oferecem também a oportunidade de estimar a importância que essas patologias representam para a saúde pública do nosso país. A ação preventiva foi estabelecida por meio de reuniões de esclarecimentos médicos e biológicos aos portadores de hemoglobinas anormais.

Publisher

FapUNIFESP (SciELO)

Subject

Public Health, Environmental and Occupational Health

Reference20 articles.

1. Estimation of small percentages of foetal haemoglobins;BETKE K.;Nature,1959

2. Protocollo per la terapia delia talassemia;CAO A.,1981

3. Memorandum from a WHO meeting;Bull. Wld Hlth Org.,1983

4. Sickle cell anemia: molecular and cellular bases of therapeutic approaches;DEAN J.;New Engl. J. Med.,1978

5. Capítulos da historia social de São Paulo;ELLIS Jr. A.,1944

Cited by 5 articles. 订阅此论文施引文献 订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3