Affiliation:
1. Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
Abstract
Buscou-se analisar a prevalência de anemia ferropriva em crianças e comparar os dados obtidos pelo método clínico "palidez palmar" e exame laboratorial em uma Estratégia de Saúde da Família no município de Panambi/RS. Pesquisa exploratória/descritiva, quantitativa, realizada de março a junho de 2009. Foram sujeitos 41 crianças de 2 meses a 5 anos. Os dados foram analisados pela estatística descritiva. Das crianças, 51,2% eram do sexo masculino; 41,46% estavam na faixa etária de 0 a 12 meses; 53,6% das famílias situavam-se no nível social D e 43,9% dos chefes de família tinham o Ensino Fundamental completo ou o Ensino Médio incompleto. Pela palidez palmar, a prevalência de anemia foi de 51,2% e pelo exame laboratorial, de 58,53%. O estudo mostra que a palidez palmar e o exame laboratorial, quando usados juntos, fornecem um diagnóstico mais preciso da anemia ferropriva, podendo ser inseridos na prática assistencial da enfermagem na ESF.
Reference18 articles.
1. AIDPI para o ensino médico: manual de apoio,2004
2. Nutricional anemia;Kraemer K,2007
3. Distúrbios da nutrição na infância e na adolescência;Torres MAA,2007
4. Prevalência e fatores associados à ocorrência de anemia entre menores de seis anos de idade em Pelotas, RS;Santos I;Rev Bras Epidemiol. [periódico on-line],2004
5. Prevalência e fatores associados à anemia entre crianças atendidas em creches públicas de São Paulo;Bueno MB;Rev Bras Epidemiol.
Cited by
3 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献