Affiliation:
1. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Brasil
Abstract
Neste artigo discutimos a ocorrência da filariose como um problema de saúde pública na cidade do Recife, capital do Estado de Pernambuco, que apresenta ainda hoje, em algumas áreas, níveis de prevalência preocupantes. Procura-se mostrar o papel da evolução urbana da cidade, caracterizada por um crescimento desordenado e pela formação de um número crescente de favelas, na criação de condições propícias para a transmissão desta parasitose. Identificamos categorias de análise, ligadas à organização social do espaço urbano, que devem ser incluídas como "mediadoras" em um modelo compreensivo da transmissão da filariose. Os aglomerados de habitações inadequadas, construídas em favelas superpovoadas, sem saneamento básico e sem sistema de drenagem de águas, propiciam as condições adequadas à proliferação dos mosquitos vetores da infecção e à manutenção da endemia.
Subject
Public Health, Environmental and Occupational Health
Reference33 articles.
1. Filariose (W. bancrofti) no grupo residencial do IAPB no bairro dos Afogados (Recife);AZEVEDO R.;Publicações Avulsas do Instituto Aggeu Magalhães
2. Sete anos de campanha anti-filariótica no Recife;AZEVEDO R.;A Folha Médica
3. A Epidemiologia como instrumento de análise;BARBOSA F. S.;SENECTA
4. Sobre el concepto de salud-enfermedad. Descripción y explicación de la situación de salud;CASTELLANOS P. L.;Boletin Epidemiológico (OPS)
5. Sucesso no controle da filariose;Informe Fiedlincs
Cited by
25 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献