Abstract
Neste artigo, faz-se uma análise epidemiológica descritiva da morbidade e da mortalidade por acidentes e violência no Brasil e suas capitais, em anos mais recentes para os quais as informações estão disponíveis. Usam-se dados dos Sistemas de Informações sobre Mortalidade e de Internações Hospitalares, do Ministério da Saúde; da Secretaria Nacional de Segurança, do Ministério da Justiça; e do Departamento Nacional de Trânsito, do Ministério das Cidades. Os dados populacionais de 2002 e 2003 são os disponibilizados pelo Datasus/MS. Destacam-se algumas situações que persistem no Brasil: elevadas taxas de homicídios e de mortes por acidentes de trânsito; concentração dos eventos na população jovem, negra e do sexo masculino; e a complexidade e multideterminação desses fenômenos. Como novo, aponta-se um processo de disseminação de homicídios para outros municípios das regiões metropolitanas e do interior dos Estados, com destaque para a magnitude da morbidade em relação à mortalidade. Porto Velho, Macapá, Vitória, Rio de Janeiro e Cuiabá apresentam os maiores indicadores de violência intencional - elevadas taxas de homicídios e de lesões corporais. Em Palmas ocorrem altas taxas de mortalidade por acidentes de transporte e de vítimas não fatais por 10 mil veículos.
Subject
Public Health, Environmental and Occupational Health,Health Policy
Reference35 articles.
1. Violência sob o olhar da saúde: a infrapolítica da contemporaneidade brasileira;Souza ER,2003
2. Criminalidade e resposta brasileira à violência: os "novos mediadores" e o caso do Afro Reggae;Ramos S.,2006
3. Mortalidade por causas externas em crianças e adolescentes: tendências de 1979 a 1995;Barros MDA;Rev Saúde Pública,2001
4. Homicídios no Estado do Rio de Janeiro: análise da distribuição espacial e sua evolução;Cruz OG.
5. Homicídios em Salvador, 1998-2001: efeitos das desigualdades socioeconômicas na mortalidade por violência;Santana FS.
Cited by
39 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献