Eficiência do Bacillus thuringiensis var. kurstaki (Berliner, 1915) no controle da traça da cera Galleria mellonella (Linnaeus, 1758) (Lepidoptera: Pyralidae)

Author:

Brighenti Deodoro Magno1,Carvalho César Freire2,Carvalho Geraldo Andrade2,Brighenti Carla Regina G.1

Affiliation:

1. Universidade Federal de Lavras

2. UFLA

Abstract

Objetivou-se avaliar a eficiência do Bacillus thuringiensis var. kurstaki (Berliner) no controle de Galleria mellonella (Linnaeus). Os experimentos foram realizados no Laboratório de Biologia de Insetos do Departamento de Entomologia da Universidade Federal de Lavras - UFLA, Lavras, MG, a 28±2ºC, UR 70±10% e fotofase de 12 horas. Aplicou-se formulação comercial de B. thuringiensis var. kurstaki por meio de pulverização, imersão dos favos e também foi incorporada à dieta artificial fornecida às lagartas de terceiro ínstar da traça da cera. A aplicação do produto fitossanitário por meio da pulverização dos favos mostrou-se eficiente no controle de lagartas, atingindo níveis iguais ou superiores a 85% de mortalidade quando foram utilizados 5 g/100 mL de água. Na aplicação por imersão dos favos, todas as dosagens testadas foram eficientes atingindo até 100% de mortalidade. Adicionada à dieta artificial, a concentração com maior porcentagem de mortalidade foi de 10g/60g de dieta. Sintomas de infecção pelo B. thuringiensis foram identificados nas lagartas e o isolamento da bactéria, por meio de uma cultura de Bacillus, comprovou a causa da morte desses insetos em todas as dosagens da formulação comercial do B. thuringiensis var. kurstaki utilizadas.

Publisher

FapUNIFESP (SciELO)

Subject

Soil Science,General Veterinary,Agronomy and Crop Science,Animal Science and Zoology,Food Science

Reference19 articles.

1. A method of computing the effectiveness of an insecticide;ABBOTT W. S.;Journal of Economic Entomology,1925

2. Espécies de abelhas (Hymenoptera, Apoidea) e tipificação dos méis por elas produzidos em área de cerrado do município de Pirassununga, Estado de São Paulo;ALMEIDA D.,2002

3. Compêndio de defensivos agrícolas: guia prático de produto fitossanitário para uso agrícola;ANDREI E.,1999

4. Honey bee pathology;BAILEY L.,1981

5. Trichogramma for wax moth control;BOLLHALDER F.;American Bee Journal,1999

Cited by 2 articles. 订阅此论文施引文献 订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3