Affiliation:
1. Universidade Federal de Goiás
2. USP
Abstract
Para pesquisar o efeito de diferentes níveis de Ca, sobre a produção de matéria seca e a composição do milheto forrageiro, foi conduzido um experimento em casa de vegetação, durante 38 dias. Foram aplicados os tratamentos: 0, 50, 100, 150, 200, 250 e 300 ppm de Ca na solução nutritiva. As plantas foram divididas em folhas adjacentes, as duas mais próximas da espiga, folhas não adjacentes, espigas e colmos e secas a 70°C sendo posteriormente para N, P, K, Ca, e Mg. Os autores concluíram que: A aplicação dos diferentes níveis de Ca na produção de matéria seca obedece a uma equação de segundo grau com uma produção máxima aos 200 ppm de Ca na solução nutritiva. Os níveis de Ca aplicados reduzem a concentração de N, P, K e Mg nas partes da planta. Os níveis de Ca aplicados nas soluções nutritivas não afetam os requerimentos mínimos dos elementos para a nutrição bovina.
Reference26 articles.
1. Liming as related to solubility of Plant plant growth in an acid tropical soil;AMARASIRI S.L.;Soil Sci. Soc. Am. Proc.
2. Tropical pasture and fodder plants: grasses and legumes;BOGDAN A.V.,1976
3. Produção de matéria seca e valor nutritivo de pastos tropicais sob pastejo - I: Capim Gordura (Melinis minutiflora, Pal. de Beaux) mais Centrosema pubescens Benth;CAIELLI E.L.;Bol. Ind. Anim.
4. Comparative performance of six stylosanthes species in three acid soils;CARVALHO M.M.;Aust. J. Agric. Res.
5. Calcium inibition of potassium absorption in corn roots;ELZAM O.E.;Plant Physiol.