Author:
Silva Conceição de Maria P. e,Rocha Raquel M. da,Moreno Janise S.,Branco Maria dos Remédios F. C.,Silva Raimunda R.,Marques Sirley G.,Costa Jackson Maurício L.
Abstract
Após estudo de 30pacientes portadores de cromoblastomicose, acompanhados no hospital dos servidores do Estado do Maranhão, verificou-se em 2 (6,6%) lesões ná região glútea, diferindo do que geralmente se observa, pois na cromoblastomicose existe sempre história de microtraumatismo sofridos durante o trabalho na lavoura, propiciando o desenvolvimento mais freqüente das lesões nas extremidades, principalmente dos membros inferiores. Ambos pacientes, doentes há 10 anos, apresentavam lesões nodulares e verrugo-confluentes em placas coalescentes na região glútea direita. O diagnóstico etiológico foi firmado através de exame histopatológico e cultura, com isolamento de Fonsecaea pedrosoi. Na investigação epidemiológica do tipo de exposição verificou-se que os mesmos desempenhavam a profissão de quebradores de coco-babaçu, atividade relativamente comum no Estado. Parece evidente a relação entre o tipo de atividade profissional e o desenvolvimento da infecção.
Subject
Infectious Diseases,Microbiology (medical),Parasitology
Reference11 articles.
1. Mapeamento das ocorrências e prospecção do potencial atual do babaçu no Estado do Maranhão,1981
2. As chromoblastomycosis;Fonseca O;Revista Medicina Cirurgia Brasileira,1930
3. The frequent isolation of Phialophora verrucosa and Phialophora pedrosi from natural sources;Gezvele E;Sabourandia,1972
4. Isolation of Phialophora verrucosa and Fonsecaea pedrosi from nature in Japan;Iwatsu I;Mycopathologia,1981
5. Cromomicosis de la nalga;Lequizamon EBM;Medicina Cutanea Ibero- Latino-Americana,1993
Cited by
16 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献