Author:
Tazzo Ivonete Fátima,Dabdab Abichequer André,Radin Bernadete,Varone Flavio
Abstract
Com o objetivo de caracterizar a fenologia, exigências térmicas e composição mineral de folhas de variedades de oliveira, foram realizadas observações e coletadas amostras de 2015 a 2018, em um olival em Encruzilhada do Sul. As observações foram feitas em 10 variedades: Cipressino, Coratina, Manzanilla, Arbosana, Koroneiki, Picual, Arbequina, Alfafara, Lecino e Frantoio. Para as determinações fenológicas foram observadas as datas da poda (P), início do cacho (IC), aparecimento de inflorescência (AI) e início da frutificação (IF). Para a composição mineral, foram amostradas e analisadas folhas das variedades, no inverno, primavera, verão e outono. Houve diferenças da fenologia entre variedades e entre safras. Na safra de 2015/2016 o ciclo foi mais curto que em 2016/2017. Em 2015/2016 a Arbosana e Alfafara foram mais tardias, enquanto em 2016/2017 não houve diferença entre variedades. As variedades apresentaram diferenças com relação ao teor na folha de todos os nutrientes analisados. A diferença mais evidente foi do teor de fósforo, sendo que as variedades Arbequina e Arbosana apresentaram maior teor. Os nutrientes apresentaram diferenças nos teores nas folhas nas diferentes épocas de amostragem, com exceção de cálcio e boro.
Publisher
Revista Cientifica Pesquisa Agropecuaria Gaucha (PAG)
Subject
General Earth and Planetary Sciences,General Environmental Science
Reference31 articles.
1. AGUILERA, F., et al. Phenological models to predict the main flowering phases of olive (Olea europeae L.) along a latitudinal and longitudinal gradient across the Mediterraneam region. International Journal of Biometeorology, V. 59, n. 5, p. 629-641, 2015.
2. ARNOLD, C. Y. Maximum-Minimum temperature as a basis for computing heat units. Proceedings of the American Society for Horticulture Science, v. 76, n.1, p. 682-692, 1960.
3. BARROS, F. E. N. de. Caracterização da fenologia de quatro cultivares de oliveira (Olea europaea L.): ‘Arbequina’, ‘Cobrançosa”, ‘Galega’ e ‘Picual’, qualidade da flor e do pólen numa perspectiva de modelação. Elvas, Instituto Politécnico de Portalegre, 2011. 89p Dissertação (Mestrado em Agricultura Sustentável).
4. BISSANI, C.A.; BOHNEN, H. Micronutrientes. In: BISSANI, C.A.; GIANELLO, C.; TEDESCO, M.J.; CAMARGO, F.A.O. (Eds.). Fertilidade dos solos e manejo da adubação de culturas. Porto Alegre: Genesis, 2004. p. 221-238.
5. CARVALHO, R.P. de et al. Teores de nutrientes de dois cultivares de oliveira durante o crescimento vegetativo e o florescimento. Revista Ceres, Viçosa, v. 60, n. 4, p. 569-576, 2013.