Author:
Rodenbusch Carla,Mattos Victor Antunes,de Almeida Laura Lopes
Abstract
Resumo: A percepção dos alunos de medicina veterinária sobre o uso de animais em aulas práticas foi analisada através da aplicação de um questionário com perguntas objetivas e discursivas. O objetivo deste trabalho não foi julgar o uso de animais, mas entender como os estudantes percebem essa prática. Participaram do estudo 130 estudantes de 16 instituições de ensino superior (IES), abrangendo seis estados brasileiros e o Distrito Federal. A maioria era do sexo feminino (80 %) e tinha entre 18 e 27 anos de idade (87 %). A maioria (80,7 %) dos estudantes relatou que os professores não perguntam, antes da aula, se há alguma objeção em participar de aulas práticas com animais, e a minoria dos estudantes (16,2 %) relatou que se recusaria a participar de aulas práticas com animais vivos. Quanto à contribuição dos animais nas aulas prática, 81,5 % dos alunos acreditam que os animais são indispensáveis em aulas práticas sendo estatisticamente maior nas IES públicas, e 76,9 % dos estudantes acham que o estudante não pode ser bem preparado sem utilizar animais vivos, também sendo estatisticamente maior nas IES públicas. Manequins e bonecos foram os métodos alternativos mais citados. A porcentagem de estudantes que acredita que os métodos alternativos são eficazes para o aprendizado é estatisticamente maior nas IES privadas, assim como a porcentagem de estudantes que gostariam que fossem aplicados métodos alternativos.
Publisher
Revista Cientifica Pesquisa Agropecuaria Gaucha (PAG)
Subject
General Earth and Planetary Sciences,General Environmental Science
Reference16 articles.
1. ANDRADE, R. et al. Análise da percepção dos alunos do IFPI e UFPI, quanto a importância de animais vivos no ensino superior. In: IV CONGRESSO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA REDE NORTE E NORDESTE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, 2009, Belém. Anais... Belém, 2009.
2. BALLS, M. Replacing Animal Use in Education and Training. Alternatives to Laboratory Animals, v. 46, p. 107-108, 2018.
3. CDC (Center for Disease Control) 2020. Epi Info Tools. Disponível em: 4. DALY, S. C. et al. A Subjective Assessment of Medical Student Perceptions on Animal Models in Medica Education. Journal of Surgical Education, v. 71, n. 1, p. 61-64, 2014.
5. DANIELSKI, J. C. R.; BARROS, D. M.; CARVALHO, F. A. H. Uso de animais pelo ensino e pela pesquisa: prós e contras. Revista Eletrônica de Comunicação Informação e Inovação em Saúde, v. 5, n.1, p. 72-85, 2011.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献