Abstract
A área da saúde é composta por uma equipe multiprofissional, sendo que cada setor de atuação é de extremo impacto na qualidade de vida de cada paciente, tendo em vista que suas demandas também são multidisciplinares. Contudo, mesmo com a estratificação dos cuidados e divisão das funções entre a equipe responsável, ainda observa-se importante sobrecarga dos profissionais da saúde, principalmente em cenário hospitalar. Essa sobrecarga reflete em fatores tais como o esgotamento profissional ou síndrome de burnout, que é um dos pilares na negligência quanto ao autocuidado físico e mental entre os profissionais da saúde. Da mesma forma, falta de tempo, má remuneração, falta de valorização profissional, más condições de trabalho e sobrecarga emocional são outros exemplos de fatores que contribuem para esse cenário. Pensando nisso, esse trabalho visa a revisar as principais condições associadas à autonegligência dos profissionais da saúde, no que tange à saúde física e mental, reunindo fatores comuns a todas as áreas de atuação e com ênfase no serviço de enfermagem e médico.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference14 articles.
1. Nogueira-Martins LA. Saúde mental dos profissionais de saúde. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho [Internet]. 2003;1(1):59–71. Available from: https://www.rbmt.org.br/details/281/pt-BR/saude-mental-dos-profissionais-de-saude
2. BORGES, João Paulo Assunção; DOS SANTOS, Luciana Avila; DE ASSIS SIMÕES, Ana Lúcia. Indicadores de qualidade na assistência à saúde da criança na atenção primária a saúde: uma revisão integrativa. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 3, p. 7101-7116, 2020.
3. DE MELO FERREIRA, João Pedro et al. Atitudes frente à morte e luto em profissionais de saúde na linha de frente do cuidado a COVID-19: uma revisão integrativa. Brazilian Journal of Health Review, v. 6, n. 4, p. 14252-14264, 2023.
4. Machado MH, Os médicos no Brasil: um retrato da realidade. Rio de Janeiro: FIOCRUZ; 1997.
5. Silva Júnior EJ da, Balsanelli AP, Neves VR. Care of the self in the daily living of nurses: an integrative review. Revista Brasileira de Enfermagem. 2020;73(2).