Author:
Tonia Luiz Henrique Andriolli Della,Maciel Mateus Paulus Ribeiro de Moraes
Abstract
Introdução: A rinite crônica é uma condição comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. É caracterizada por inflamação e inchaço da cavidade nasal, levando a sintomas como espirros, congestão e coriza. Em alguns casos, a rinite crônica pode levar à secreção posterior, que é o acúmulo de muco no fundo da garganta. Isso pode resultar em uma série de complicações, incluindo o desencadeamento de crises de asma e broncoespasmo. Objetivo: realizar nova revisão sistemática sobre o tema, para reunir toda a evidência atual publicada em torno deste assunto, e avaliar a qualidade e a relevância da interação entre DRGE e RSC em adultos. Materiais e métodos: Para o desenvolvimento desta revisão sistemática, foram analisados os artigos científicos presentes na base de dados PubMed e Scopus. Considerações finais: Rinite crônica, secreção posterior e refluxo gástrico são condições comuns que podem ter impacto significativo no sistema respiratório, inclusive desencadeando crises de asma e broncoespasmo. Compreender a relação entre essas condições e como gerenciá-las de forma eficaz é fundamental para reduzir o risco de sofrer ataques de asma e outras complicações respiratórias.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference5 articles.
1. DIBAISE, JK et al. Role of GERD in chronic resistant sinusitis: a prospective, open label, pilot trial. Am J Gastroenterol. 2002;97:843---50.
2. DURMUS, R et al. Does reflux have an effect on nasal mucociliary transport. Acta Otolaryngol. 2010;130:1053---7.
3. PINCUS, RL et al. A study of the link between gastric reflux and chronic sinusitis in adults. Ear Nose Throat J. 2006;85:174---8.
4. ROSSINI, B. Compreendendo a relação entre rinite crônica, refluxo gástrico, crises de asma e broncoespasmo. Disponível em: . Acesso em: 25 jun. 2024.
5. VAEZI, MF et al. Proton pump inhibitor therapy improves symptoms in postnasal drainage. Gastroenterology. 2010;139, 1887---1893.e1.