Author:
Vargas Isabella Candida,Pereira Nathalia Gabay,Batista Rebeca,Saad Ana Paula Naomi
Abstract
Introdução: O microagulhamento, também denominado como terapia de indução percutânea de colágeno (TIPC), corresponde a uma técnica em que se utiliza um roller resultando em uma lesão superficial da pele afim de provocar uma inflamação e ativação de células colágenas. Esse procedimento, por ser técnico-dependente e invasivo, pode resultar em complicações sendo as mais comuns a hiperpigmentação pós-inflamatória, cicatrizes hipertróficas, hematomas, infecções, queloides e até mesmo transmissão de doenças. O presente artigo tem por objetivo realizar uma revisão sistemática acerca dos potenciais efeitos adversos do microagulhamento. Materiais, sujeitos e métodos: Para a elaboração deste artigo de revisão foram consultados artigos científicos e artigos de revisão publicados e referenciados na Medline/PubMED e SciELO entre os anos de 2018 e 2024. Resultados e discussão: Evidências mostram a importância do conhecimento, treinamento, habilidade e técnica do profissional que realiza a fim de minimizar os riscos de efeitos adversos posterior ao procedimento. Considerações finais: O microagulhamento é benéfico na obtenção de uma maior produção de colágeno, melhora da qualidade da pele e atenuação de cicatrizes, porém por ocasionar um processo inflamatório local resultando em uma maior proliferação celular é indispensável a competência do profissional na realização do procedimento.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference11 articles.
1. ARAUJO, Allana, et al. Uso da técnica de microagulhamento para cicatriz de acne atrófica: uma revisão integrativa. Revista de ensino, ciência e inovação em saúde, v.2, n.3, p.5-11. 2021.
2. COSTA, Raquel et al. O uso do microagulhamento associado ao drug delivery no rejuvenescimento cutâneo: uma revisão de literatura. Revista Brasileira Militar de Ciências, v. 7, n.18, p. 8-15. 2021.
3. DARFALOU, S.; CHANG, A. L.; JANG, S. G.; WILKINSON, D. S. Complicações do microagulhamento: uma revisão sistemática. Dermatologic Surgery, v. 46, n. 1, p. 97-104, 2020.
4. DODDABALLAPUR, Satish. Microneedling with Dermaroller. J Cutan Aesthet Surg, v.2, n. 2, p. 110-111. 2009.
5. FERREIRA, Adriana et al. Microagulhamento: uma revisão. Rev. Bras. Cir. Plást. São Paulo, v. 35, n.2, p. 228-234. 2020.