Author:
Souza Lorena Igawa,Seixas Carlos Henrique Aires Magalhães,Wladimirski Piettra Salzano,Martins Júnior Carlos Roberto de Almeida,Rocha Fernanda Rodrigues
Abstract
Introdução: O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é uma das principais causas de procura de atendimento nos ambulatórios de saúde mental. É caracterizado por desatenção e ou hiperatividade e impulsividade. Objetivo: Realizar uma revisão sistemática atual sobre como o ambiente no qual a criança está inserida contribui para moldar o prognóstico de transtornos, e como os conflitos conjugais influenciam o comportamento de crianças e adolescentes com TDAH, afetando sua vida adulta e prognóstico do quadro. Métodos: Revisão sistemática de literatura por meio das bases de dados SCIELO, PubMed entre os anos de 2007-2022, utilizando os descritores “TDAH”, “ ADHD”, conflito conjugal e prole. Resultados e discussão: A análise dos dados permite identificar que conflitos familiares e conjugais, presentes na maioria da literatura, influenciam significativamente no comportamento e no prognóstico dos pacientes. Considerações Finais: Observa-se a falta de estratégias que articulem e tornem acessíveis redes de apoio para as famílias, visando melhorar a relação entre pacientes e familiares, evitar conflitos e aprimorar as práticas parentais efetivas.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference13 articles.
1. AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-V). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013.
2. BENCZIK, E. B. P.; CASELLA, E. B. Compreendendo o impacto do TDAH na dinâmica familiar e as possibilidades de intervenção. Rev. Psicopedagogia, v. 32, n. 97, p. 93-103, 2015.
3. BOUSQUET, E. et al. Troubles disruptifs intrafamiliaux : données actuelles et perspectives de traitement. L’Encéphale, v. 44, n. 2, p. 176-182, 2018.
4. CARLSON, E. A.; JACOBVITZ, D.; SROUFE, L. A. A developmental investigation of inattentiveness and hyperactivity. Child Development, v. 66, p. 37-54, 1995.
5. GUILHERME, P. R. et al. Conflitos conjugais e familiares e presença de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) na prole: revisão sistemática. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 56, n. 3, p. 201-207, 2007.