Author:
Abi-Habib Yasmin Guerra Saib,Trajano Eduarda Viana,Andrade Beatriz Carrijo,Silva Izabelle Martins,Pinheiro Flávia Piauilino
Abstract
Tendo em vista que os disruptores endócrinos (DE) referem-se às substâncias químicas capazes de promover alteração da função endócrina, pesquisa-se sobre o impacto da exposição ambiental destes, a fim de compreender seus efeitos sobre a saúde reprodutiva feminina. Para tanto, é necessário esclarecer os mecanismos de desregulação endócrina, além da etiopatogenia na saúde reprodutiva de modo a ressaltar as evidências acerca do assunto, e contribuir para a abrangência do tema no meio científico. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, por meio da técnica de revisão de literatura, cujos artigos científicos para sustentação teórica foram consultados por meio dos descritores nas bases de dados PubMed, Scielo e Google Acadêmico, por meio dos descritores em inglês: “endocrine disruptores”, “environmental exposure”, e “female reproductive health”; e operadores booleanos: “AND” e “OR”. Diante disso, verifica-se que há um consenso na literatura acerca da interferência dos disruptores ambientais no sistema endócrino humano, havendo estudos que reuniram evidências científicas da relação entre estes e o sistema reprodutor feminino. Os pesquisadores acreditam que os desreguladores endócrinos, encontrados em produtos de comercialização como shampoos infantis, atuam mimetizando hormônios endógenos, como estrogênio, alterando a funcionalidade do sistema, contribuindo para o estabelecimento e progressão de doenças do sistema reprodutor feminino como endometriose, além da correlação em abortamentos e até mesmo infertilidade. Conclui-se que os disruptores são prejudiciais ao sistema reprodutor feminino e que estudos futuros capazes de reunirem conhecimentos com maior nível de evidência e amostragem são necessários para abranger os conhecimentos acerca do tema e contribuir para desenvolvimentos de propostas de intervenção e prevenção, contribuindo de forma positiva na saúde pública.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference21 articles.
1. ALMEIDA, Joana L.; SOUZA, Renata F.; CARVALHO, Tatiana G. A prática de exercícios físicos no manejo da endometriose: revisão de literatura. Revista de Saúde e Movimento, v. 20, n. 3, p. 155-162, 2021.
2. BASSO, C. G.; ARAÚJO-RAMOS, A. T.; MARTINO-ANDRADE, A. J. Exposure to phthalates and female reproductive health: A literature review. 109: 61-79, 2022.
3. BARROS, Dayane Melo; MELO, Marcela Albuquerque; SANTOS, Claudinelly Yara Braz; PEREIRA, Andressa Silva; SOUSA, Amanda Felix; ALVES, Andressa Thauany Sousa; COSTA, Juliana Oliveira; FREITAS, Thiago Silva; SANTOS, Maria Edilza Mendonça; CARVALHO, Secineide Santana.
4. Disruptores Endócrinos e sua influência na saúde humana. Brazilian Journal Of Development, v. 5, n. 11, p. 24211-24225, 2019.
5. BILA, Daniele Maia; DEZOTTI, Márcia. Desreguladores endócrinos no meio ambiente: efeitos e consequências. Química Nova, v. 30, n. 3, p. 651-666, jun. 2007.