Author:
Bolzan Ana Paula Quadros,Belchior Giullyana Florentina,Maeda Giovana Micelli,Cunha Palloma de Queirós
Abstract
Introdução: As doenças cardiovasculares correspondem à principal causa de mortalidade em pacientes portadores de anemia falciforme, a hemoglobinopatia de maior prevalência entre a população. Alterações na fisiopatologia dessa doença através de uma disfunção endotelial, potencializado pelo estado de inflamação sistêmica crônica e um estado de hipercoagulabilidade, ocasionando a vasculopatia macroscópica é a chave para a compreensão das doenças cardíacas permanecerem sendo a principal causa de mortalidade em paciente falcêmicos. Objetivo: O presente artigo tem como objetivo uma revisão de literatura sobre a prevalência das complicações cardiovasculares em pacientes portadores de anemia falciforme. Materiais, sujeitos e métodos: Para a elaboração deste artigo foram consultados artigos científicos e de revisão publicados e referenciados no Uptodate, National Library of Medicine, Sociedade Brasileira de Cardiologia, entre o ano de 2022 e dezembro de 2023, e o Manual de Diagnóstico e tratamento de doenças falciformes publicado pela Agência Nacional de Saúde, no ano de 2002. Resultados e discussão: As complicações cardiovasculares estão presentes em grande parte dos pacientes com anemia crônica, provavelmente devido a fisiopatologia dessa doença. Entretanto, há uma maior prevalência dessa condição na população com Anemia Falciforme, sendo a doença cardiovascular, a principal causa de morte nos pacientes portadores dessa anemia. Dessa forma, o ecocardiograma possui um importante papel para a identificação precoce das alterações cardíacas nesses pacientes, como muitos dos dados funcionais e estruturais, obtidos nos estudos analisados, foram coletados a partir desse exame. Considerações Finais: Portanto, com base nos estudos analisados, pacientes portadores de anemia falciforme apresentam um risco aumentado para complicações cardiovasculares. Assim, o acompanhamento precoce e frequente do sistema cardíaco nesse grupo de pacientes se torna benéfico para a redução da morbimortalidade.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference6 articles.
1. ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Manual de Diagnóstico e Tratamento de Doença Falciformes – Brasília, 2001
2. LOPES, A.; DANTAS, M. T.; LADEIA, A. M. T. Prevalência das Complicações Cardiovasculares nos Indivíduos com Anemia Falciforme e Outras Hemoglobinopatias: Uma Revisão Sistemática. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 11 nov. 2022.
3. GLADWIN, M. T. Cardiovascular complications and risk of death in sickle-cell disease. The Lancet, v. 387, n. 10037, p. 2565–2574, jun. 2016.
4. HAMOOOUDI et al. Cardiovascular Manifestations of Sickle Cell Disease. Eur Heart J. 2020;41(13):1365-73. doi: 10.1093/eurheartj/ehz217.
5. HEMODERIVADOS, B. M. DA S. S. DE A. À S. D. DE A. E. E T. C.-G. DE S. E. Orientações para diagnóstico e tratamento das Talassemias Beta. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2024.