Author:
Oliveira Wender Antonio de,Musse Juliana de Oliveira,Braga Cristina,Marreira Marcelo,Olímpio Aloísio,Reis Maria José dos,Douradinho Christian,Chaves Mônica,Leão Fabio da Silva,Capeloa Cristina Nunes,Menezes João Carlos de Andrade
Abstract
O presente artigo tem como objetivo geral, descrever de maneira conceitual de acordo com literatura acadêmico-científica, conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao enfermeiro que atua em unidade de Pronto-Atendimento. A justificativa para a escolha do tema paira sobre sua contemporaneidade, além da expectativa de contribuir para o âmbito acadêmico. O método de pesquisa empreendido é de revisão integrativa, com o levantamento de dados no banco do Pub-Med, Lilacs e Scielo, fazendo a busca pelos descritores: competências, enfermeiro, pronto-atendimento, habilidades e perfil. Dos resultados, foram selecionadas as publicações em língua portuguesa, entre 2013 e 2023 que, após a leitura dos resumos, se enquadraram ao objetivo da pesquisa. Dentre os principais achados, foi possível concluir que a atuação do enfermeiro na área Pronto-Atendimento parte da premissa que o mesmo deva adquirir competências específicas, bem como estar preparado as exposições decorrentes aos riscos ocupacionais. Todavia, os achados relacionados ao perfil e competências dos enfermeiros emergencistas ainda são escassos, deixando notar que existe uma necessidade de humanização no cuidado desses profissionais, especialmente considerando que seu trabalho em Unidade de Pronto Atendimento é essencial para a manutenção da vida, o que se provou após a pandemia de COVID-19 que assolou o mundo e o Brasil em especial durante 3 anos.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference26 articles.
1. ARASZEWSKI, Daniele et al. O exercício da liderança sob a ótica de enfermeiros de pronto socorro. Cogitare Enfermagem, v. 19, n. 1, p. 41-47, 2014.
2. AUED, Gisele Knop et al. Competências clínicas do enfermeiro assistencial: uma estratégia para gestão de pessoas. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 69, p. 142-149, 2016.
3. CAMELO, Silvia Helena Henriques et al. Perfil profissional de enfermeiros atuantes em unidades de terapia intensiva de um hospital de ensino. Ciencia y enfermeria, v. 19, n. 3, p. 51-62, 2013.
4. BRASIL.https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/upa-24h-unidade-de-pronto-atendimento/upa. Aceso em 23 de março de 2024 às 14:30.
5. BRASIL .https://www10.trf2.jus.br/comite-estadual-de-saude-rj/o-sus/rede. Aceso em 29 de abril de 2024 às 16:00.