Author:
Matos Pedro Lucas Pereira,Mascanhi Pietro Macari Alem,Aguiar Felipe Lapido
Abstract
Os Schwannomas são tumores benignos que acometem as células de Schwann. A apresentação intraóssea é rara e representa cerca de 0,2% dos schwannomas, sendo a mandíbula o osso mais acometido. Objetivo: O presente artigo tem por objetivo revisar a literatura e relatar um caso acerca do conhecimento atual sobre a patogenia, diagnóstico e tratamento do Schwannoma intraósseo. Materiais e Métodos: Para a elaboração deste artigo de relato de caso e revisão, foram consultados relatos de caso e artigos de revisão publicados e referenciados na Medline/PubMED e SciELO entre os anos 2000 e 2024. Resultados e Discussão: A gênese dessa enfermidade ainda não é completamente esclarecida. O acometimento é quase que exclusivo das fibras sensitivas, que são raras nos ossos. Os tumores podem surgir em qualquer idade, mas são mais frequentes a partir da 4ª década de vida. Podem ser assintomáticos ou causar dor e edema, sendo possível também o diagnóstico após fratura patológica. Considerações Finais: A ressonância magnética é o método de escolha para o diagnóstico. O Schwannoma intraósseo é raro, mas pode gerar impactos importantes. O tratamento dessa condição se dá pela ressecção da lesão e preenchimento com enxerto ósseo. A taxa de recidiva do tumor é baixa e ainda não foi descrita transformação maligna desse tumor.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference19 articles.
1. BRASIL. Ministério da Saúde. Vigitel Brasil 2019: Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico [Internet]. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2020 [cited 2021 Nov 20]. Disponível em: https://bit.ly/3vsWmkQ
2. BRASIL. Secretaria de Estado de Saúde do Rio Grande do Sul. Guia do Pré-Natal na Atenção Básica. 2018.
3. DA COSTA, M. M. et al. The relationship between overweight and female infertility. Health Sciences Journal, v. 11, n. 4, p. 3-10, 2021.
4. DRUMOND, G. C. et al. Schwannoma intraósseo: relato de caso e revisão da literatura. Revista Brasileira de Ortopedia, v. 55, p. 258-262, 2020.
5. FEBRASGO. Predição e prevenção da pré-eclâmpsia. FEBRASGO Position Statement, n. 1, 2023.