Author:
Dantas Rafael Silva,Almeida Michelle Dayane Antunes de,Cardoso Barbara Varussa
Abstract
Introdução: A Miastenia Gravis (MG) é uma doença autoimune que envolve a junção neuromuscular. Sua patogenia circunda interações do timo e anticorpos contra o receptor de acetilcolina. Clinicamente, é caracterizada por fraqueza e fadiga muscular progressiva. No contexto da anestesiologia, a MG apresenta particularidades, principalmente em relação ao uso de bloqueadores neuromusculares. Objetivo: Este artigo tem como objetivo fornecer uma revisão da literatura médica mais recente, abordando componentes da etiopatogenia, diagnóstico e complicações anestésicas relacionadas à MG. Ademais, serão descritos dois casos de pacientes com MG. Materiais/Sujeitos e Métodos: Para a elaboração deste artigo de revisão foram consultados artigos científicos e artigos de revisão publicados e referenciados em Medline/ PubMed entre 1993 e 2011. Resultados e discussão: A literatura atual evidencia um maior número de complicações em pacientes com MG ao passarem pelo ato anestésico, assim sendo, requer uma maior cautela na seleção de medicamentos. Considerações Finais: Com tratamento correto e acompanhamento, a maioria dos pacientes portadores de MG, tem uma qualidade de vida confortável com expectativa de vida semelhante à população geral.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference6 articles.
1. BIZARRO, M. B.; OLIVEIRA, M. A.; NERY, L.; ALVES, D. I. Revista Portuguesa Medicina Geral e Familia, 2017. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.26/37010.
2. GROB, D. et al. Lifetime course of myasthenia gravis. Muscle & Nerve, v. 37, n. 2, p. 141–149, 4 dez. 2007.
3. KAULING, A. L. C. et al. Miastenia gravis: relato de dois casos e revisão da literatura. Revista Brasileira de Anestesiologia, v. 61, n. 6, p. 755–763, dez. 2011.
4. .
5. MERIGGIOLI, M. N.; SANDERS, D. B. Autoimmune myasthenia gravis: emerging clinical and biological heterogeneity. The Lancet Neurology, v. 8, n. 5, p. 475–490, maio 2009.