Author:
Oliveira Bruna Postal,Pereira Mateus Biola Melo,Cardoso Rafael Barcelos Lima
Abstract
A parada cardíaca perioperatória é uma complicação grave que desafia a prática médica, resultando em morbidade e mortalidade significativas. Este estudo teve como objetivo central examinar a incidência, fatores de risco, desfechos e mortalidade associados a essa condição no contexto brasileiro. Para isso, uma revisão sistemática foi conduzida, envolvendo a busca e análise de estudos epidemiológicos publicados sobre o tema. Os critérios de inclusão foram aplicados para selecionar os estudos pertinentes, que foram avaliados quanto à sua qualidade e relevância. Os resultados obtidos proporcionaram uma compreensão mais aprofundada da epidemiologia da parada cardíaca perioperatória no Brasil, incluindo tendências temporais, fatores de risco identificados e desfechos clínicos associados. Esses achados têm implicações importantes para a prática clínica e a formulação de políticas de saúde, visando melhorar a prevenção, o diagnóstico e o manejo dessa complicação crítica durante procedimentos cirúrgicos, com o objetivo último de promover melhores resultados e qualidade de vida para os pacientes.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference9 articles.
1. BRAZ, L. G. et al. Epidemiologia de parada cardíaca e de mortalidade perioperatória no Brasil: revisão sistemática. Revista Brasileira de Anestesiologia, v. 70, p. 82-89, 2020.
2. CARLUCCI, M. T. de O. O trauma como causa de parada cardíaca e de mortalidade perioperatória: revisão sistemática de estudos observacionais. 2020. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/af33c2a7-46e8-44f3-b8ab-d56e70ea53fa/content. Acesso em: 11 jun. 2024.
3. CORDEIRO, A. M. et al. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, v. 34, p. 428-431, 2007.
4. DAHER, M. et al. Parada cardíaca súbita em anestesia geral como a primeira manifestação da origem anômala de artéria coronária esquerda. Revista Brasileira de Anestesiologia, v. 62, p. 881-884, 2012.
5. ERCOLE, F. Falci; DE MELO, Laís Samara; ALCOFORADO, Carla Lúcia Goulart Constant. Revisão integrativa versus revisão sistemática. REME-Revista Mineira de Enfermagem, v. 18, n. 1, 2014.