Author:
Pereira Júlia Rodrigues,Batista Gabriella Farias,Vasconcelos Letícia Maia,Barbalho Maria Teresa Mota
Abstract
Introdução: A tuberculose ( TB) é uma das principais patologias infecto contagiosas que afetam os países subdesenvolvidos e aumentam a taxa de mortalidade e morbidade da população . Estudos mostram que existem grupos com maior vulnerabilidade de contágio , como exemplos os presidiários . No ambiente carcerário , a vulnerabilidade é maior , há uma superlotação local , ventilação inadequada , nutrição precária e, tudo isso, combinado, aumenta o risco de disseminação da doença .Objetivo: desenvolver maior conhecimento e produzir novo material como base teórica para aumentar indicadores do assunto, tendo em vista que não há muitas fontes que tratam dessa questão social . Materiais/sujeitos e métodos: O levantamento bibliográfico, realizado no primeiro semestre de 2024, a partir da base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico. Resultados e discussão: Diante de diversos testes diagnósticos para a identificação dos casos de TB ativa ou latente, incluindo avaliações clínicas, laboratoriais, radiológicas e epidemiológicas, foram observados elevados índices endêmicos da doença no sistema carcerário, além da ocorrência de cepas resistentes nas unidades, em virtude, especialmente, do abandono do tratamento. Tais evidências apontam para um dos grandes desafios que o Estado brasileiro encontra na resolutividade de ações que proporcionem uma busca ativa de bacilíferos, assim como um ambiente adequado para o seu efetivo tratamento no âmbito prisional. Considerações finais: É preciso que seja realizada uma promoção de saúde a respeito da TB pela PPL, para que haja a valorização adequada dos sintomas da doença, almejando, então, um diagnóstico precoce e melhorias ao acesso e aos serviços de saúde, com maior adesão ao tratamento da TB quando necessário, como a implementação do tratamento diretamente observado (TDO), que se mostrou associado ao sucesso da terapia.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference6 articles.
1. Brasil. Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Vigilância em Saúde, Programa Nacional de Controle da Tuberculose. Situação da Tuberculose no Brasil. Brasília: MS; 2014.
2. CONTROLE DA TUBERCULOSE CONTROLE DA TUBERCULOSE -Uma Proposta de Integração Ensino-Serviço Uma Proposta de Integração Ensino-Serviço Fundação Nacional de Saúde. [s.l: s.n.]. Disponível em: .
3. ESTEVAN AO, Oliveira SMVL, Croda J. Active and latent tuberculosis in prisoners in the Central-West Region of Brazil. Rev. Soc. Bras. Med. Trop 2013; 46(4):515-518.
4. MENDES KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm 2008; 17(4):758-764.
5. Incidência de tuberculose é cem vezes maior em presídios, revela pesquisa – UFMS. Disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2024.