Author:
Silva Larissa Cristina Moraes,Lopes Felipe Pacola,Machado Louane Santos,Soares Mariana Nunes,Magalhães Alissa Amoras
Abstract
Introdução: A síndrome autoimune da insulina (IAS), também conhecida como doença de Hirata, é uma condição rara e peculiar caracterizada por hipoglicemia recorrente devido à produção excessiva de insulina não mediada pela glicose. Este distúrbio é geralmente associado à presença de autoanticorpos contra a própria insulina, resultando em episódios de hipoglicemia grave e potencialmente perigosa. Objetivo: Este artigo revisa os principais aspectos clínicos, fisiopatológicos, diagnósticos e terapêuticos da IAS destacando a importância do reconhecimento precoce e do manejo adequado para mitigar os riscos de hipoglicemia e melhorar a qualidade de vida dos pacientes afetados. Materiais/sujeitos e métodos: Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados da Scientific Electronic Library Online (Scielo Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), na base Lilacs e PubMed. Resultadoe e discussão: O diagnóstico laboratorial é dado pelo aumento de insulina, pró-insulina e peptídeo C, além da dosagem do autoanticorpo. Porém, ainda não existe um tratamento específico para essa doença. Tendo isto em vista, sugere-se a suspensão de medicações que possam desenvolvê-la, evitar consumo de carboidratos em excesso, tratamento com corticoides e imunossupressão com rituximabe e azatioprina. Considerações finais: É primordial a confirmação diagnóstica para que possa ser realizada uma abordagem terapêutica específica. No entanto, mais estudos devem ser realizados a fim de melhorar o diagnóstico precoce e o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference4 articles.
1. ANDERSON, MS. Update in endocrine autoimmunity. J Clin Endocrinol Metab. , 93 (2008), pp. 3663-70 http://dx.doi.org/10.1210/jc.2008-1251 | Medline
2. AS CARACTERÍSTICAS DA DOENÇA DE HIRATA. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2024.
3. BRUTSAERT, E. F. Hipoglicemia. Disponível em: .
4. MOREIRA, D. A et al. Diabetes Mellitus tipo 1 e hepatite autoimune como forma de apresentação precoce da síndrome poliglandular autoimune tipo II. Revista Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, v. 7, n. 2, p. 13–17, 1 jun. 2012.