Author:
Fonsêca Nathalia Sobreira de Barros,Pizzolatto Cristiele Aparecida,Costa Karen Noleto,Macedo Miriam Bolsoni de Carvalho,Machado Glenna Paulain
Abstract
Introdução: O estigma relacionado ao peso é um fenômeno prevalente e multifacetado que impacta significativamente a saúde e o bem-estar social da população, sobretudo de adolescentes e adultos. O real impacto do estigma de peso na saúde dessas populações tem sido alvo de estudos no campo da medicina, explorando sua associação com a obesidade, suas consequências epidemiológicas e complicações físicas e psicossociais. Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão integrativa de literatura sobre a repercussão do estigma de peso na saúde de adolescentes e adultos. Metodologia: Para isso, uma busca nas bases de dados PubMed/MEDLINE, Scopus e Web of Science foi realizada e, após o emprego dos critérios de exclusão e visando o esgotamento da literatura, X artigos foram lidos na íntegra e utilizados para a construção do presente trabalho. Resultados: Os resultados destacam uma evidente correlação entre o estigma de peso e o aumento do risco de transtornos alimentares, depressão, ansiedade e redução da qualidade de vida. Além disso, sugerem uma menor adesão ao tratamento médico e um aumento do risco de doenças cardiovasculares e metabólicas entre esses indivíduos. Conclusão: Esta revisão destacou a necessidade de desenvolvimento de intervenções eficazes para mitigar o estigma de peso e sua repercussão deletéria sobre a saúde.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference17 articles.
1. DALPIAZ, A. K.; OLIVEIRA, P. A. B. O atendimento à saúde das mulheres usuárias de crack e de seus filhos recém-nascidos na Maternidade de um Hospital Universitário do Rio Grande do Sul. Emancipação, v. 20, p. 1-15, 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/emancipacao.v.20.2015156.027. Acesso em: 12 jun. 2024.
2. DUARTE, A. N.; QUEIROZ, E. Intervenções para redução do estigma da obesidade: uma revisão sistemática. HU Revista, v. 48, p. 1–14, 4 ago. 2022.
3. FERTIG, A.; SCHNEIDER, J. F.; OLIVEIRA, G. C. Mulheres usuárias de crack: Conhecendo suas histórias de vida. Esc Anna Nery, v. 20, n. 2, p. 310-316, jan 2016.
4. GULA, P. V. S. S. et al. Estigma do peso: conceito, consequências e ações de combate. FFCLRP USP Ribeirão Preto. 2023.
5. LAUS, M. F.; COSTA, T. M. B.; ALMEIDA, S. S. Distorção da imagem corporal em adolescentes: um estudo de comparação entre dois instrumentos. Medicina (Ribeirão Preto), v. 42, n. 3, p. 358–365, 30 set. 2009.