Author:
Rezende Nathállia Danielli Quaresma,Paula Carolina Rodrigues de,Afonso Anna Júlia Romano,Coelho Ana Carollina Moreira,Queiroz Ana Clara Paulino,Domiciano Anna Ester Moreira,Guerra Heloísa Silva,Vieira Mariana de Sousa Nunes
Abstract
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, causada pelo Mycobacterium leprae, de alto poder incapacitante e considerado um problema de saúde pública. Na população idosa é particularmente preocupante devido a maiores complicações e gravidade. O objetivo deste estudo foi descrever as características da hanseníase entre a população idosa no Brasil. Trata-se de um estudo descritivo, com utilização de banco de dados secundários disponibilizado pelo Ministério da Saúde via Sistema de Informação de Agravos de Notificação. A análise incluiu os anos de 2019 a 2023, a partir de dados sociodemográficos e características clínicas da doença. Foram notificados 31.920 casos de hanseníase em idosos no Brasil no período analisado, sendo 62,0% no sexo masculino, 60,0% na faixa etária de 60 a 69 anos e 47,8% com baixo nível de escolaridade. Cerca de 85,8% dos registros corresponderam a forma multibacilar, mais de cinco lesões (41,9%), grau zero de incapacidade (40,0%) e exame de baciloscopia ignorado (72,5%). A hanseníase é uma enfermidade prevalente na população idosa, sendo necessário maiores investimentos em ações de conscientização e detecção precoce, a fim de prevenir prejuízos no processo de envelhecimento ativo.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference24 articles.
1. ANJOS, L. H. G.; CUNHA, S. M.; BATISTA, G. M.; et al. Perfil epidemiológico da hanseníase no estado do Maranhão de 2018 a 2020. Research, Society and Development, v. 10, n. 15, e272101523156, p. 1-7, 2021.
2. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de procedimentos técnicos: baciloscopia em hanseníase. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.
3. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Hanseníase: capacitação para profissionais da atenção primária em saúde. Brasília, 2011.
4. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Diretrizes para vigilância, atenção e eliminação da Hanseníase como problema de saúde pública: manual técnico- operacional. Brasília, 2016.
5. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Guia prático sobre a hanseníase. Brasília: Ministério da Saúde, 2017a. 68 p.