Author:
Tavares Thiago de Mello,De Lemos Gabriel Soares,Kuminek Régis,Magnani Mirela Hoffmann,Nascimento Isabela de Oliveira
Abstract
Introdução: Risco de adquirir doenças, insalubridade no meio hospitalar, estresses causados pela pressão imposta pelo paciente e pela sociedade são algumas questões que nos trazem à tona a vulnerabilidade em que o médico é exposto durante o exercício da sua profissão. A vulnerabilidade do médico poderá ser de várias ordens, visto à posição de fragilidade que está exposto em seu cotidiano e principalmente a auto- cobrança. Ainda, o tema abordado mostra o quanto os médicos estão expostos e trabalhando sob pressão, acarretando problemas em sua vida como a depressão, ansiedade, distúrbios do sono, alteração de humor, entre outras doenças, o que faz com que muitas vezes para manter o controle emocional, recorram aos medicamentos e/ou uso de bebidas alcoólicas para amenizar a situação vivida. É sabido que alguns pacientes quando procuram atendimento médico esperam a cura e depositam toda carga e esperança no esculápio, e novamente o profissional se encontra em situação delicada, onde está vulnerável a cobrança que não depende exclusivamente do seu empenho, o que causa exaustão afetando a qualidade de vida e até mesmo os relacionamentos pessoais. Objetivo: Revisar a literatura disponível a respeito das situações que evidenciam a vulnerabilidade do médico no ambiente hospitalar, afim de expor possíveis causas e consequências, afim de colaborar para construir relações equilibradas no ambiente de trabalho ambulatorial e hospitalar. Métodos: Sendo uma revisão integrativa da literatura, de caráter exploratório e descritivo. Os dados foram extraídos a partir das plataformas digitais: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Google Acadêmico e Pubmed. Para o cruzamento de dados foram utilizados os descritores: Vulnerabilidade médica, saúde hospitalar, depressão médica, ansiedade médica. Todos os artigos encontrados foram submetidos à leitura minuciosa e aplicados aos critérios de seleção. Resultados: Há estudos indicando que doenças psiquiátricas em médicos, são relacionadas ao histórico psiquiátrico da família e a experiência de vida. Conclusão: Os profissionais da saúde sofrem devido os sentimentos de culpa, muitas vezes por fracassar e estar presentes na existência de uma onipotência, combinado a auto- cobrança, há o surgimento de quadros de ansiedade, depressão, e algumas vezes ideações suicidas.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Pharmacology (medical),Complementary and alternative medicine,Pharmaceutical Science
Reference17 articles.
1. AASLAND OG, HERN E, HALDORSEN T, EKEBERG O. Mortality among Norvergian doctors 1960-2000. BMC Public Health 11:173, 2011.
2. ARCANJO HR, SILVA AC, MIRANDA PSC, PINHEIRO TMM. Estudo da morbi-mortalidade entre médicos da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Considerações especiais sobre o suicido neste grupo de trabalhadores. Rev Med Minas Gerais 2000; 10:72-7.
3. CARVALHO, E.F. de. et al. Perfil de dispensação e estratégias para uso racional de psicotrópicos. 45f. Monografia (Linhas de Cuidado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
4. CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. Código de ética médica: Resolução CFM no 1.931/09. Brasília: CFM; 2009.
5. DONABEDIAN, Avedis. Explorations in quality assessment and monitoring. Ann Arbor: Health Administration Press,1980. V. I: The definition of quality and approaches to its assessment.
Cited by
2 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献