Author:
Bressiani Eloisa Ely,Chielle Eduardo Ottobelli,Vidigal Tiago Mateus Andrade,Rossi Eliandra Mirlei
Abstract
Introdução: O chumbo é um metal pesado encontrado na composição de diferentes tipos de agrotóxicos os quais são amplamente utilizados por produtores rurais no controle de pragas. Os agrotóxicos são facilmente disseminados pelo ar, solo, água ou alimentos contaminados, possuem alto poder de intoxicação e podem causar diversas alterações no organismo como distúrbios gastrointestinais, neurológicos e até a morte. O objetivo deste estudo foi avaliar a concentração sérica de chumbo em população ambientalmente expostos à agrotóxicos, bem como parâmetros bioquímicos e hematológicos. Métodos: Tratou-se de um estudo transversal, com análise quantitativa em população organizada em dois grupos, participantes ambientalmente expostos à agrotóxicos (N= 23) e participantes não expostos (N= 21). Destes grupos foram coletadas amostras de sangue total e soro para a determinação de níveis séricos de chumbo, marcadores bioquímicos e parâmetros hematológicos. Resultados: Foi observado um aumento significativo na concentração sérica de chumbo (p=0,002), PCR-us (p=0,01), ureia (p=0,02) e na atividade da GGT (p=0,006), assim como uma redução significativa na contagem de plaquetas (p=0,01) nos voluntários ambientalmente expostos à agrotóxicos quando comparados com o grupo não exposto. Conclusão: Este estudo sugere que a população ambientalmente exposta à agrotóxico, pode apresentar aumento da concentração sérica de chumbo. Em longo prazo o acúmulo deste metal no organismo pode ser altamente tóxico, induzindo alterações bioquímicas e hematológicas e afetando severamente funções orgânicas.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
Pharmacology (medical),Complementary and alternative medicine,Pharmaceutical Science
Reference17 articles.
1. BUSSOLARO, Daniel. EFEITOS IN VITRO DO CHUMBO INORGÂNICO [Pb(II)] NA RESPOSTA IMUNITÁRIA DE MACRÓFAGOS PERITONEAIS DE CAMUNDONGO. 2006. Elaborada por. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/20397/R%20-%20D%20-%20DANIEL%20BUSSOLARO.pdf?sequence=1&isAllowed=y.
2. CARVALHO, Márcia Aparecida Ribeiro de. AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO AO CHUMBO EM CRIANÇAS ATRAVÉS DOS INDICADORES ALA-U E ZPP E SUA RELAÇÃO COM FATORES NUTRICIONAIS E A VITAMINA D. 2006. Elaborada por. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/4758/m%c3%a1rcia_aparecida_ribeiro_carvalho_ensp_mest_2006.pdf?sequence=2&isAllowed=y.
3. CRUZ, Nathalia Rother da. Exposição Ambiental ao Chumbo: Um Problema de Áreas Contaminadas Próximas a Fábricas de Baterias. 2012. Elaborada por. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/118807/cruz_nr_tcc_bauru.pdf?sequence=1.
4. DASCANIO, Denise et al. Intoxicação infantil por chumbo: uma questão de saúde e de políticas públicas. 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/per/v22n1/v22n1a07.pdf. Acesso em: 03 ago. 2023.
5. DEVOZ, Paula Pícoli. Avaliação da exposição ao chumbo sobre o padrão de metilação de regiões promotoras de genes relacionados ao metabolismo do metal, em trabalhadores de fábricas de baterias automotivas. 2017. Elaborada por. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/60/60134/tde-22052018-161536/publico/Dissertacao_corrigida_simplificada.pdf.