Abstract
Analisar e compreender as transformações no espaço podem servir de subsídio para a gestão e planejamento ambiental locais. Com base nos estudos integrados, esse artigo tem como objetivo caracterizar os sistemas ambientais do município de Caicó, localizado no semiárido potiguar, a partir das características físicas de geologia, geomorfologia, pedologia, hidrografia e clima, usados principalmente para estudos da paisagem por meio de material cartográfico e descrição de cada tema abordado, utilizando como critério de delimitação a geomorfologia. Os resultados mostraram que o município se encontra em área geológica de embasamento cristalino, com solos predominantemente rasos, relevo plano a suavemente ondulado e clima semiárido, evidenciando uma possível vulnerabilidade para processos de degradação ambiental, tendo em vista que as próprias características físicas de Caicó contribuem para que isso ocorra. A partir disso percebe-se, pois, a importância e relevância de estudos integrados e a compreensão dos sistemas ambientais, na respectiva escala abordada, bem como sua continuação e investigação mais aprofundada. Espera-se ainda que esse artigo sirva de base para trabalhos futuros bem como subsidiar propostas de planejamento e ordenamento ambiental, de acordo com as suas potencialidades e limitações.
Publisher
Instituto de Geografia da Universidade Federal de Catalão
Reference40 articles.
1. AB’SABER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
2. AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS - ANA. Massas D'água. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/ana/pt-br. Acesso em: 16 ago. 2022.
3. ANGELIM, L. A. A. et al. Geologia e recursos minerais do Estado do Rio Grande do Norte - Escala 1:500.000. Recife: CPRM - Serviço Geológico do Brasil, 2007.
4. BERTALANFFY, L. V. The theory of open systems in Physics and Biology. British Journal of Philosophical Science, vol. 1, 1950, pp 23-39
5. BERTRAND, G. Paisagem e geografia física global: esboço metodológico. Caderno de Ciências da Terra, n.13, 1971.