A Governança Na Perspectiva Das Organizações Sociais: O Caso Do Instituto De Desenvolvimento E Gestão

Author:

Zugliani Luiz Fernando

Abstract

Objetivo: A finalidade da pesquisa é analisar componentes do sistema de governança e gestão de uma organização sem fins lucrativos, o Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), responsável pela gestão de instituições culturais em Pernambuco e no Rio de Janeiro, no contexto do modelo das Organizações Sociais (OS’s) introduzido pela reforma gerencial de 1995.  Método: Quanto à abordagem, optei pela vertente qualitativa, via pesquisas bibliográfica e documental. Tratando-se de um estudo de caso, busco examinar, em detalhes, o ambiente institucional, na tentativa de oferecer soluções à luz das boas práticas de governança. Resultados: A par da complexidade dessa configuração organizacional, que mistura trilhas de perfil público e privado, verifiquei que, por estar atrelado a prescrições emanadas das diferentes plataformas legais que orientam os respectivos contratos de gestão, a obrigatoriedade de respeitar as especificidades de cada uma delas cria problemas a uma visão mais geral da entidade, com disfunções no sistema de governança e gestão.  Originalidade/Relevância: Integrante de um campo específico do Terceiro Setor, e muito pouco explorado, as Organizações Sociais demandam estudos e pesquisas urgentes. Isso porque movimentam bilhões de reais em várias localidades da federação, substituindo o Estado na gestão de serviços públicos relevantes. Contribuições teóricas/metodológicas: Baseado na literatura e referenciais consagrados, os achados apontam para a criação de uma base empírica a impulsionar uma produção científica até então bem tímida.  Contribuições sociais/gestão: Ao se identificar fragilidades substantivas no sistema de governança do IDG, a intenção é aduzir caminhos possíveis à melhoria da gestão e, consequentemente, dos serviços públicos prestados aos cidadãos.

Publisher

Revista de Governanca Corporativa

Reference23 articles.

1. BRASIL. Ministério da Administração e Reforma do Estado - MARE. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília, 1995.

2. BRASIL. Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado - MARE. Organizações Sociais. Reforma do Estado. Projetos da Reforma. Brasília, 1998.

3. BRESSER PEREIRA, Luiz Carlos, Construindo o Estado Republicano: Democracia e Reforma da Gestão Pública, Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.

4. CÂMARA, Leonor Moreira. Apontamentos Teóricos para Subsídios à Análise das Práticas de Controle Social no Âmbito dos Conselhos de Administração das Organizações Sociais. Revista de Administração Mackenzie. Ano 4 n. 1, 73-89. 2003.

5. CARVALHO, A.; BRAGA, A. Calouste Gulbenkian Foundation. A strategic, sustainable and collaborative approach. Casos de marketing público y no lucrativo - Casos de Marketing Público e Não Lucrativo, [S. l.], v. 9, p. 171–182, 2022. Disponível em: https://casos-aimpn.org/index.php/casos/article/view/131. Acesso em: 29 may. 2023.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3