Abstract
O presente estudo objetiva analisar a interculturalidade como instrumento de internacionalização educacional na intersecção entre as agendas normativas da Unesco e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Para tanto, a partir de uma abordagem qualitativa desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica e documental, no qual o corpus de análise correspondeu aos dois planos estratégicos de cooperação em educação instituídos pela CPLP e a Declaração Mundial sobre Educação para Todos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) – Incheon (2016). A partir da investigação empreendida é possível aferir que se por um lado a Declaração de Incheon preconiza a relevância da interculturalidade como elo de cooperação internacional na área da educação, por outro, defende que esse processo resulte de uma cooperação vertical em uma perspectiva de influência dos países hegemônicos, sobretudo, os do hemisfério norte. Nessa direção, a CPLP busca se distanciar dessa ótica ao estabelecer a promoção da língua portuguesa como instrumento de interculturalidade e, dessa forma, constituindo-se como uma perspectiva de política educacional contra-hegemônica de cooperação internacional entre os países lusófonos.
Publisher
Organizacion de Estados Iberoamericanos
Reference42 articles.
1. Akkari, A. (2017). A agenda internacional para educação 2030: consenso “frágil” ou instrumento de mobilização dos atores da educação no século XXI? Diálogo Educacional, 17(53), 937-958.
2. Ball, S. J. (2014). Educação Global S. A.: novas redes de políticas e o imaginário neoliberal (J. Bridon, Trad.). Ponta Grossa: UEPG.
3. Barber, B. R. (2005). A Cultura McMundo. In D. Moraes (Org.), Por uma outra Comunicação: mídia, mundialização cultural e poder (3a ed., pp. 41-56). Registro.
4. Barbiero, A. & Chaloult, Y. (2001). O Mercosul e a nova ordem econômica internacional. Revista Brasileira de Política Internacional, 44(1), 22-42.
5. Bortot, C. M. (2022). Transferência de políticas educacionais para a infância na América Latina e Caribe: práticas intersetoriais de Governança Global nos casos cubano e brasileiro [Tese de doutorado não publicada]. Universidade Federal do Paraná.
Cited by
2 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献