Abstract
As Tecnologias Móveis Digitais de Informação e Comunicação (TMDIC) estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas ao redor do mundo, bem como em diversas atividades diárias, incluindo neste processo, as atividades educacionais. O artigo tem como objetivo geral descrever as estratégias adotadas pelo Governo de um dos Estados brasileiros, localizado no Nordeste, diante do cenário pandêmico, bem como, os desafios vivenciados pelos professores da rede estadual de ensino no exercício de suas práticas docentes em articulação com as aulas remotas. A metodologia adotada tomou como base a abordagem qualitativa e o estudo de casos múltiplos de acordo com Yin (2015). Chega-se à consideração de que existe a necessidade de um maior investimento por parte governamental, não somente quanto a uma infraestrutura que dê suporte às TMDIC, mas para a formação continuada dos professores. O ensino remoto implementado no período pandêmico não atendeu totalmente as necessidades e demandas dos estudantes, e entre as principais dificuldades vivenciadas pelos professores atuantes nesse panorama, destacou-se a necessidade de buscar, por conta própria, formações relacionadas ao uso pedagógico das tecnologias digitais.
Publisher
Organizacion de Estados Iberoamericanos
Reference23 articles.
1. Alves, M. M. S. (2023). Tecnologias móveis para formação docente: validação de um instrumento de identificação de vulnerabilidade digital. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão. http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17609
2. Arruda, E. P. (2020). Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede - Revista de Educação a Distância, 7(1), 257-275. https://bit.ly/3xWspff.
3. Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70.
4. Biernacki, P., & Waldorf, D. (1981). Snowball Sampling: Problems and Techniques of Chain Referral Sampling. Sociological Methods & Research, 10(2), 141-163. https://doi.org/10.1177/004912418101000205.
5. Brasil (2017). Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. https://bit.ly/46bPI5H.