Author:
De Medeiros Ygor Ribeiro,Amorim Neta Eva Pales,Dos Santos Filho Antônio Lopes,Souza Francarlos de Oliveira,Torres Iôgo Pereira,Cegolini Andielle,De Almeida Júnior Erasmo,Ferreira Émerson de Oliveira
Abstract
A Antropologia Forense é o ramo da Antropologia Física que lida com as perícias criminais de ossadas e de cadáveres carbonizados ou em estado avançado de decomposição. A estimativa do sexo é uma etapa essencial para identificar indivíduos desconhecidos e geralmente depende da presença de ossos altamente dimórficos, como a pelve e o crânio. O presente estudo tem por finalidade avaliar três medidas lineares em ossos do quadril secos de adultos e relacioná-las com o dimorfismo sexual. Para a realização deste estudo, foram utilizados 205 ossos secos, sendo 99 do sexo feminino e 106 do sexo masculino, compreendidos na faixa etária entre 20 e 95 anos, todos da região Nordeste do Brasil. Para este estudo, analisamos três medidas lineares: distância inter-espinhas ilíacas anteriores (IEIA), distância inter-espinhas ilíacas posteriores (IEIP) e distância inter-espinha ilíaca póstero inferior e a espinha isquiática (IEIPEI). Para obtenção destas medidas foi utilizado um paquímetro digital de precisão graduado em milímetros da manca Vonder. Após a coleta dos dados, obtivemos os seguintes resultados. Com relação a distância inter- espinhas ilíacas anteriores, no sexo masculino verificamos uma média de 34,86mm, no sexo feminino, esta mesma medida apresentou uma média de 35,08mm. A segunda medida, distância inter-espinhas ilíacas posteriores, no sexo masculino a média foi de 25,07mm, e a feminina foi de 22,93mm. Por último, a distância inter-espinha ilíaca póstero inferior à espinha isquiática apresentou os seguintes resultados: no sexo masculino a média foi de 54,42mm e no sexo feminino foi de 59,06mm. É possível que metodologias como a empregada no presente estudo, isolada ou ao lado de outras, possam vir a contribuir para o acerto de pesquisas sobre a investigação do sexo dentro da Medicina Legal, Antropologia Forense e de outros campos de estudo afins.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference11 articles.
1. BLAKE, K.A.S.; McCANN, K.H. Metric assessment of the pubic boné using known and novel date points for sex estimation. Journal of Forensic Sciences, v.63, p.1472-1478, 2018.
2. BORDONI, L.S. Proposta de estimativa do perfil biológico pela análise do esterno. Brazilian Journal of Forensic Sciences medical Law and Bioethics. V.10, n.4, p.594-615, 2021.
3. CASTRO, S.V. Anatomia Fundamental. 3 ed. São Paulo: editora McGraw-Hill Ltda. 1974.
4. LEOPOLDO, D.; NOVOTNY,V. Sex determination from the skull and parts of the hip bone. Gegenbaurs Morphol Jahrb.,v. 131, p.277-285, 1985.
5. MARCONI, M. A.; PRESSOTO, Z. M. N. Antropologia: uma introdução. 7.ed. 3reimp. São Paulo: Atlas, 2010.