Indicações de cirurgia bariátrica e suas técnicas na atualidade: uma revisão integrativa à luz da literatura
-
Published:2023-09-25
Issue:2
Volume:4
Page:592-609
-
ISSN:2764-0884
-
Container-title:STUDIES IN HEALTH SCIENCES
-
language:
-
Short-container-title:SHS
Author:
Ferreira Gabriela Milhomem,Poloniato Luiz Felipe Castro Vaz,Santana Alexia Lorrainy Novato,Coutinho Nivea Maria de Carvalho,Santos Letícia Soares,De Oliveira Wanessa Guimarães,Martins Éryka Cristina Alves,Valotto Maria Tereza Tavares,Arias Valesca Naciff,De Jesus Daniela Souza,Marçal Geovanna Silva Nunes,Fonseca Flávia Medeiros,De Pinho Lênio Airam
Abstract
A obesidade é uma epidemia global que tem desafiado a saúde pública no século XXI. A cirurgia bariátrica representa uma ferramenta eficaz no tratamento da obesidade e suas comorbidades. Objetivou-se revisar na literatura as indicações e técnicas de cirurgia bariátrica na atualiadade. A história da cirurgia bariátrica é uma jornada notável de avanços médicos que transformaram vidas ao longo das décadas. Diversas técnicas cirúrgicas foram desenvolvidas, cada uma com suas indicações e complicações específicas. A Gastrectomia Vertical, também conhecida como Manga Gástrica, é uma técnica que reduz o tamanho do estômago, limitando a ingestão de alimentos. É indicada para pacientes com obesidade mórbida e tem demonstrado uma perda média de peso de 60-70% do excesso de peso. No entanto, pode estar associada a complicações como fístulas gástricas e estreitamento da área de ligação entre o esôfago e o estômago. A Derivação Biliopancreática (DBP) e a Derivação Biliopancreática com Duodenal Switch (DBP/DS) combinam restrição alimentar com malabsorção de nutrientes. São indicadas para pacientes com obesidade mórbida e comorbidades graves, resultando em uma perda média de peso de cerca de 75-80% do excesso de peso. No entanto, estão associadas à desnutrição e outras complicações nutricionais. O Bypass Gástrico é uma técnica que cria um pequeno reservatório gástrico e um bypass intestinal. É eficaz na promoção da perda de peso, com uma média de 65-70% do excesso de peso perdido. Complicações incluem desnutrição, Dumping Syndrome e fístulas. É técnica amplamente utilizada no Brasil atualmente. A escolha da técnica cirúrgica deve ser individualizada, considerando fatores como IMC, comorbidades e preferências do paciente. Todas as cirurgias bariátricas têm riscos e requerem acompanhamento médico e multidisciplinar a longo prazo. A conscientização sobre as opções de tratamento e seus benefícios pode reduzir o estigma associado à obesidade e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference19 articles.
1. ADAMS, T. D. et al. Long-term mortality after gastric bypass surgery. New England Journal of Medicine, v. 357, n. 8, p. 753-761, 2007. 2. ASMBS. (2021). Psychological Assessment and Treatment for Adults with Morbid Obesity. Acesso em 06 de setembro de 2023. 3. BALDUF, L. M.; NARVAEZ, D. de L.; CARRERA, R. S. Effects of preoperative physical therapy in patients undergoing bariatric surgery: a randomized controlled trial. Surgical Endoscopy, v. 31, n. 8, p. 3231-3239, 2017. 4. BOHULA, E. A. et al. Cardiovascular Risk of Bariatric Surgery Versus Medical Therapy for Severe Obesity. New England Journal of Medicine, v. 379, n. 7, p. 637-647, 2018. 5. CALLE, E. E. et al. Overweight, obesity, and mortality from cancer in a prospectively studied cohort of US adults. New England Journal of Medicine, v. 348, n. 17, p. 1625-1638, 2003.
|
|