Author:
Perillo Júlia de Oliveira,Rodrigues Thaís Martins de Oliveira,Costa Thaís Siqueira,Weiss Daniel de Souza,Weiss Marcelo Barros,Saldanha Célia Regina Machado
Abstract
Em 2020 o mundo se ajoelha frente ao Coronavírus. Os sentimentos chegam aos turbilhões, medo, raiva, descrença, esperança, enfim, não sabíamos o que pensar, como agir, o que fazer... Mas, líderes em todo o mundo precisavam tomar decisões. Decisões difíceis e sempre criticadas: criar uma linha de pensamento e correr risco de ter que voltar atrás ou avançar, de acordo com as evidências. Dentre as medidas tomadas o distanciamento social e o uso de máscaras foram importantes para o achatamento da curva de transmissão. Imaginava-se que em semanas, tudo voltaria ao normal, mas, não foi simples assim. Todos nós fomos afetados de alguma forma. Na população universitária, o distanciamento social, o afastamento de familiares e amigos, a constante incerteza quanto a duração deste isolamento, o acúmulo de tarefas durante as atividades de homeschooling e homeworking afetaram sobremaneira suas emoções levando ao aumento dos níveis de ansiedade e depressão. Ao se aplicar a Escala de Ansiedade, Depressão e Estresse (EADS 21) numa amostra dessa população concluímos que a incidência de sintomas de sofrimento mental sugeriu a necessidade de intervenção para auxiliar na superação desses eventos.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference17 articles.
1. Lovibond PF, Lovibond SH. The structure of negative emotional estates: Comparision of the depression anxiety stress scales (dass) with the beck depression and anxiety inventories. Behav. Res. Ther. 1995; 33(3): 335-43.
2. Maia BR, Dias PC. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estud. psicol. 2020; 37
3. Pereira MD, et al. A pandemia de COVID-19, o isolamento social, consequências na saúde mental e estratégias de enfrentamento: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, 2020, 9(7), 1-35.
4. Leal IP, Antunes R, Passos T, Pais- Ribeiro J, Maroco J. Estudo da Escala de Depressão, Ansiedade e Stress para crianças (EADS-C). Psicologia, saúde e doenças. 2009, 10 (2), 277-284.
5. Barros MBA, Lima MG, Malta DC, Szwarcwald CL, Azevedo RCS, Romero D, Et al. Relato de tristeza/depressão, nervosismo/ansiedade e problemas de sono na população adulta brasileira durante a pandemia de COVID-19. Epidemiol. Serv. Saude. 2020; 29(4): 1-12.