Author:
Brandão Bruno Raphael Tadeu Moraes,Moreira Erica Cristina,Lisboa Estefany Crislane Moreira,Rocha Fábio José da,Andrade Junior Paulo Sérgio do Nascimento,Barbosa Rogério da Silva,Almeida Vinicius dos Santos de,Sobral Lucas Levi Gonçalves,Piffer Douglas Moro
Abstract
A presença de armas de fogo no imaginário cultural e nas músicas populares emana a necessidade premente de estudos além das suas implicações sociais, mas do ponto de vista da saúde pública também das lesões causadas por projéteis de armas de fogo, fundamentais na medicina legal devido à sua variedade de classificações que fornecem evidências cruciais para investigações e pela maneira como são identificadas e nomeadas. Por isso, a atualização na compreensão destas lesões, juntamente com melhorias na identificação, classificação e interpretação por profissionais forenses, oferece valiosas contribuições para pesquisas e práticas futuras, podendo impulsionar avanços no manejo clínico e legal desses casos. Objetivo: O presente estudo propõe-se a discutir os aspectos das lesões por PAF, incluindo a identificação das lesões, descrição de seus mecanismos de ação, explicação dos epônimos associados e esclarecimento dos conceitos de balística. Materiais e Métodos: Para atingir os propósitos do estudo, optou-se por uma abordagem metodológica que mesclou a revisão sistemática da literatura com uma análise minuciosa do conteúdo dos estudos selecionados, buscando identificar padrões emergentes na literatura recente. Resultados: Foram analisadas 3 publicações que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão do método de análise de pesquisa bibliográfica sistematizada, cujos principais achados foram: evolução do tratamento, abordagem multidisciplinar na tomada de decisão, manejo adequado e decisão criteriosa sobre a remoção do projétil, cuidados pós-operatórios, sensibilidade e especificidade da TC para detectar lesões cardíacas por PAF. Considerações finais: As análises evidenciam a complexidade das lesões por PAF, sublinhando a necessidade premente de uma compreensão minuciosa e segmentada para uma intervenção eficaz, bem como ressaltam a importância de estratégias preventivas para mitigar o impacto devastador dessas lesões na sociedade.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference37 articles.
1. BAUMFELD, D. et al. Fraturas causadas por armas de fogo: Epidemiologia e taxa de infecção. Revista Brasileira de Ortopedia, v. 55, p. 625-628, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbort/a/dsW4G63VbmcDRLHYGqHwzxF/?lang=pt Acesso em 28/02/2023
2. BITTAR, N. Medicina legal e noções de criminalística. Editora Foco, 2018. Disponível em: https://www.google.com.br/books/edition/Medicina_legal_e_no%C3%A7 %C3%B5es_de_criminal%C3%ADs/ALksEAAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=1&dq=BITTAR+Medicina+legal&printsec=frontcover. Acesso em 17/05/2024.
3. BOEHM, C. ONU: Brasil lidera ranking de mortes por bala perdida na América Latina e Caribe. Portal Agência Brasil. São Paulo/SP, 2016. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2016-08/onu-brasil-lidera-ranking-de-mortes-por-bala-perdida-na-america. Acesso em: 11/05/2024.
4. BORDONI, L. S. et al. Suicídio atípico com dois ou mais disparos efetivos de arma de fogo: casuística do Instituto Médico Legal de Belo Horizonte e implicações periciais. 2017. Disponível em: https://www. repositorio.ufop.br/handle/123456789/8762?locale=en Acesso em 01/03/2023.
5. BORDONI, P. H. C.; SILVA, G. C.; BORDONI, L. S. Vítimas de armas de projéteis múltiplos: análise de 56 necropsias forenses. 2021. Disponível em: https://revista.rbc.org.br/index.php/rbc/article/view/474 Acesso em: 28/02/2023.