Abstract
Este artigo descreve uma pesquisa sobre a mineração de postagens coletadas do Twitter, contendo duas palavras-chave: “Coronavírus” e “Brasil”. O enfoque é a listagem das frequências dos substantivos (nouns), e a verificação de tais frequências como indicadores dos interesses de discussão, em quatro períodos de tempo: de fevereiro a junho de 2020. O método de pesquisa é quantitativo e envolve a coleta, filtragem, mineração dos textos e análise de resultados. Para a mineração de textos utiliza-se o algoritmo de clustering K-Means e, posteriormente, o software para análise de corpus AntConc. Conclui-se que o método aplicado sinaliza sobre os principais pontos de discussão e suas mudanças ao longo do tempo. Tais sinalizações poderiam contribuir para a criação de categorias de postagens mais detalhadas em uma posterior Análise de Conteúdo
Subject
General Earth and Planetary Sciences,General Environmental Science
Reference15 articles.
1. AFONSO, A. R. A referenciação em textos do YouTube: um estudo com vistas à análise de sentimentos. Liinc em Revista, v. 13, n. 2, 2017.
2. AFONSO, A. R.; DUQUE, C. G. Análise de sentimentos em comentários de vídeos do YouTube utilizando aprendizagem de máquinas supervisionada. Ciência da Informação, v. 48, n. 3, 2019.
3. AFONSO, A. R.; DUQUE, C. G. Automated text clustering of newspaper and scientific texts in brazilian portuguese: analysis and comparison of methods. JISTEM, São Paulo, v.11, n.2, p. 415-436, ago. 2014.
4. AFONSO, A. R.; TÉ, J. Um estudo sobre referenciação e a construção da opinião a partir de um corpus textual extraído do YouTube. Domínios de Lingu@gem, v. 11, n. 2, p. 339-350, 27 mar. 2017.
5. ANTUNES, M. N. et al. Monitoramento de informação em mídias sociais: o e-Monitor Dengue. TransInformação, Campinas, v. 26, n. 1, p. 9-18, 2014.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献