Author:
Bonizzato Luigi,Nehab Marcio Fernandes
Abstract
A presente pesquisa objetiva examinar uma específica e direcionada relação entre determinados direitos fundamentais, como, de um lado, os relativos a liberdades e integridade física e, de outro, os relativos à vida, à saúde e ao bem-estar social. Entretanto, toda essa análise voltada para uma meta maior e grande cerne deste trabalho: o apontamento da relevância e magnitude da imunização pelo ato de vacinação, o qual deve, por meio de reforma à Constituição, tornar-se obrigatório no país. Nessa linha, o presente Artigo, além de explanar e teorizar, apresenta-se como propositivo, sobretudo ao expressamente trazer uma minuta, ou seja, um projeto de Proposta de Emenda à Constituição (PEC), a incidir sobre a Constituição do Brasil de 1988. Fez-se uso de método dedutivo analítico e, paralelamente, indutivo, a fim de que se pudesse chegar a novas conclusões e proposições, especialmente ligadas à vacinação. E isso, sem se esquecer de fazer menção à incidência e fenômeno nacional e global da Covid-19 e alguns de seus desdobramentos, sobretudo no Brasil. Exames técnicos-jurídicos e médicos, labutados e exibidos em convergência, embasaram o Artigo e as conclusões finais, segundo as quais deve ser obrigatória a vacinação, a partir do fornecimento de todas as condições à população, pelo Estado brasileiro.
Publisher
Revista Estudos Institucionais
Subject
General Earth and Planetary Sciences,General Environmental Science
Reference49 articles.
1. ALEMANHA APROVA OBRIGATORIEDADE DE VACINA CONTRA SARAMPO. DW. Disponível na Internet via www.URL: . Acesso em: 20 dez. 2019.
2. BARROSO, Luís Roberto. O Direito Constitucional e a efetividade de suas normas. 04. ed. Rio de Janeiro: Editora Renovar, 2000.
3. BMJ. 2019;365:l2351. Published 28 May 2019. Doi: 10.1136/bmj.l2351.
4. BRASIL. Atlas de Saneamento. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Disponível em: . Acesso em 20 dez. 2019.
5. BRASIL. Constituição Federal da República Federativa do Brasil (1988). Disponível na Internet via www.URJ:: . Acesso em: 10 jan. 2020.