Abstract
O presente trabalho busca a verificação das relações entre as atividades escoteiras e a ciência cartográfica, dividindo-se em quatro seções, sendo a primeira um breve resumo do que é o movimento escoteiro, seu surgimento e sua caracterização enquanto ensino não formal. Na sequência, busca-se a verificação da ocorrência do uso da ciência cartográfica nas atividades propostas e desenvolvidas pelo movimento escoteiro através de uma revisão de literatura, buscando publicações que interseccionassem o escotismo e a cartografia. Em seguida, são elencadas três publicações e uma dissertação, que em parte ou no todo, abordam as relações entre escotismo e cartografia em atividades desenvolvidas ou em documentos e manuais escoteiros que apresentem elementos da ciência cartográfica. Também são apresentadas as categorias de pesquisas utilizadas e desenvolvidas pelos seus respectivos autores e a forma de contato que ocorreu entre os mesmos e as atividades escoteiras no decorrer das suas pesquisas. No último momento, será realizado um fechamento elencando, a partir dos textos encontrados, como a cartografia está presente nas atividades escoteiras em diferentes momentos e da sua proposta pedagógica, também apresentando como a mesma é trabalhada pelos escotistas e suas finalidades. Por fim, há uma reflexão sobre os desdobramentos na construção dos conhecimentos geográficos e cartográficos para os indivíduos participantes das atividades.
Publisher
Instituto Federal Catarinense
Reference24 articles.
1. CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Cartografia Escolar e o Pensamento Espacial Fortalecendo O Conhecimento Geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 7, n. 13, p. 207-232, 2017.
2. DIAS, Carlos Eduardo Sampaio Burgos. O Jogo Escoteiro: Uma Análise Da Pedagogia Escoteira. 2016. Dissertação (Mestre em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.
3. DUARTE, Ronaldo Goulart. A linguagem cartográfica como suporte ao desenvolvimento do pensamento espacial dos alunos na educação básica. Revista Brasileira de Educação em Geografia, [s. l.], 2017.
4. ESCOTEIROS DO BRASIL. Relatório Anual. 2020, [s. l.], p. 8, 2021.
5. LEMOS, Gabriel Veloso Rocha. Ensino de Geografia e o Movimento Escoteiro: uma Análise Bibliográfica. 2021. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.