Abstract
Este estudo traz como principal foco trabalhar a cartografia escolar com os alunos do 9° ano da Escola José do Patrocínio no distrito de Fazendinha em Macapá, AP. Dentro dos objetivos desta pesquisa avaliou o conhecimento concreto e abstrato dos discentes, a partir das compreensões que eles têm do espaço geográfico. A metodologia empregada nesta investigação foi um estudo de caso, de acordo com revisões bibliográficas e trabalhos de campo para verificar a dinâmica dos alunos em sala de aula. Como procedimentos metodológicos realizou num primeiro momento atividades com os discentes em sala de aula, expondo e exemplificando conceitos básicos da cartografia. A partir deste trabalho e do mapa da região da escola os alunos geraram os mapas mentais das áreas do entorno da escola. Posteriormente, houve a busca e identificação de feições geográficas presentes no bairro do colégio, tendo mapas bases como parâmetro que foram divididos em 6 regiões que são Norte, Noroeste, Nordeste, Sul, Sudoeste e Sudeste. Os resultados obtidos apresentam uma deficiência no ensino-aprendizagem de cartografia escolar, que mostra uma dificuldade do processo de construção do conhecimento abstrato por parte dos alunos. Houve uma grande quantidade de desacertos, o que mostra uma enorme deficiência em grande parte quando se trata da cartografia básica, errando até mesmo feições geográficas que fazem parte do cotidiano do discente, como por exemplo, as unidades de conservação. Este trabalho mostra que existe uma necessidade de haver um reforço no ensino da cartografia para os alunos da escola estadual Jose do Patrocínio- AP.
Publisher
Instituto Federal Catarinense
Reference21 articles.
1. ARCHELA, Rosely et al. O lugar dos mapas mentais na representação de lugar. GEOGRAFIA – LONDRINA – VOLUME 13 – NÚMERO 1 – JAN./JUN. 2004. Acesso em 04 Fev. 2022 Disponível em :
2. BECKER, Fernando. "Ensino e construção do conhecimento: o processo de abstração reflexionante." Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 18, n. 1 (jan./jun. 1993), p. 43-52 (1993).
3. CALLAI, Helena. A formação do profissional da Geografia: o professor. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013.
4. CARVALHO, Edilson Alves de. Leituras cartográficas e interpretações estatísticas II /Edilson Alves de Carvalho, Paulo César de Araújo. – Natal, RN: EDUFRN, 2009. 244 p. 12 v. Acesso em 18. Jan 2022. Acesso em:
5. CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Cartografia escolar e o pensamento espacial fortalecendo o conhecimento geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 7, n. 13, p. 207-232, 2017.