Abstract
O texto bíblico do Shemá Israel - "Ouve, ó Israel" (Dt 6,4-7) é uma perícope muito importante para a tradição bíblica e também para a tradição judaica. Se levarmos em conta o judaísmo atual, essa passagem é tida como uma importante profissão de fé. Por conta dessa centralidade, o Shemá Israel é um texto muito estudado, sobretudo pelo viés exegético e teológico, a partir de uma ótica de ênfase no culto monolátrico ou monoteísta para com Iahweh. Não obstante, no presente trabalho, buscamos fazer uma análise sócio-histórica da confecção do Shemá Israel a partir da influência dos tratados adê de vassalagem assírios. Por meio da comparação entre a ideologia assíria de tratados e a teologia presente no Shemá Israel, objetivamos demonstrar a forma como os conceitos de amor, unicidade e perpetuidade, muito presentes nos textos assírios, foram incorporados pelo Shemá Israel. Com isso, buscamos fazer um exercício de contextualização textual, para melhor entendermos o Shema Israel por meio do contexto histórico que o produziu.
Publisher
Associacao Brasileira de Pesquisa Biblica
Reference30 articles.
1. BÍBLIA. Bíblia de Jerusalém. Nova edição, revista e ampliada. São Paulo: Paulus, 2002.
2. BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASCHINO, Gianfranco. Dicionário de Política. Brasí-lia: Editora Universidade de Brasília, 1998. v. 1.
3. DONNER, Herbert. História de Israel e dos povos vizinhos: dos primórdios até a formação do Esta-do. 7. ed. São Leopoldo: Sinodal, 2017.
4. FINKELSTEIN, Israel. O Reino esquecido: Arqueologia e História de Israel Norte. São Paulo: Paulus, 2015.
5. FINKELSTEIN, Israel. State formation in Israel and Judah: A contrast in context, a contrast in trajec-tory. Near Eastern Archaeology, Chicago, v. 62, n. 1, p. 35-52, 1999.