Author:
Euqueres Partata Camila,Marçal Carvalho Mendes Bruna,Leite de Pádua Borges Maria Eduarda,Silveira Cunha Maria Gabriella,Gonçalves Vieira Maria Luísa,Gomes de Souza João Pedro,Santos de Oliveira Fernanda
Abstract
Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS's) assumem uma conexão entre os integrantes da equipe de saúde e a comunidade e vivenciam cotidianamente diversos estressores que os levam a um quadro de excesso de trabalho. O estudo objetivou analisar a percepção da sobrecarga de trabalho dos ACS's em relação ao esgotamento emocional e identificar os fatores causadores do esgotamento presente nestes Agentes. Trata-se de uma pesquisa transversal descritiva com abordagem quantitativa realizada nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF's) do município de Araguari-MG, por meio de um questionário semiestruturado. Os resultados apontam que apesar do relacionamento com os pacientes ser um fator de sobrecarga, esse não se relaciona com a saúde mental dos profissionais. Ademais, foi notado que existe uma correlação estatisticamente significativa entre a sensação de plenitude e satisfação no âmbito profissional e a autopercepção de sobrecarga de trabalho. Desse modo, compreende-se que a realização no campo profissional atua como um fator que contrapõe de maneira efetiva o sentimento de exaustão e esgotamento emocional decorrente das atividades dos ACS 's.
Publisher
Instituto de Administracao e Gestao Educacional Ltda
Reference8 articles.
1. BARROSO, Sabrina Martins; GUERRA, Adriane da Rocha Pereira. Burnout e qualidade de vida de agentes comunitários de saúde de Caetanópolis (MG). Cadernos Saúde Coletiva, v. 21, p. 338-345, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cadsc/a/4hrRSr8gQzBvFGStkYctJgg/?lang=pt. Acesso em: 1 jun. 2023
2. Brasil. Ministério da Saúde. Programa Agentes Comunitários da Saúde, Secretaria executiva, Brasília, 2001. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pacs01.pdf. Acesso em 27 mai. 2022.
3. JÚNIOR, Severino Domingos da Silva; COSTA, Francisco José. Mensuração e escalas de verificação: uma análise comparativa das escalas de Likert e Phrase Completion. PMKT–Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, v. 15, n. 1-16, p. 61, 2014.
4. KRUG, Suzane Beatriz Frantz et al. Trabalho, sofrimento e adoecimento: a realidade de agentes comunitários de saúde no sul do Brasil. Trabalho, Educação e Saúde, v. 15, p. 771-788, 2017.
5. LEONELLI, Luiz Bernardo et al. Estresse percebido em profissionais da Estratégia Saúde da Família. Revista brasileira de epidemiologia, v. 20, p. 286-298, 2017.Acesso em: 1 jun. 2023.