As Relações Sociais e a Cultura do Cancelamento na Internet: Prejuízos para a Saúde Mental

Author:

Moraes Mak Alisson,Silva Araújo João PedroORCID,Aparecida Lemos Rodrigues Gabriely

Abstract

A cultura do cancelamento é uma expressão contemporânea usada para se referir a atitudes dentro de uma certa comunidade que envolvem o boicote contra uma determinada pessoa, normalmente uma figura pública, decorrente da realização de alguma ação considerada moralmente condenável. O cancelamento, ao expor indivíduos a uma avalanche de críticas e hostilidades, desencadeia uma resposta emocional intensa, podendo afetar negativamente a saúde mental.  Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo identificar os principais impactos na saúde mental desencadeados pela cultura do cancelamento. Foi realizada uma revisão da literatura nas bases de dados Scielo, Biblioteca virtual de saúde (BVS) e Google Scholar, utilizando-se os descritores “cancelamento”, “cultura do cancelamento”, “cancelamento digital”, “linchamento virtual” e “saúde mental”, conectados pelo booleano AND, abrangendo as publicações da última década (2013- 2023). A partir da análise dos estudos coletados, concluiu-se que a cultura do cancelamento se revela como um fenômeno complexo e recente, com implicações significativas para a saúde mental e a dinâmica social contemporânea. Destaca-se que a cultura do cancelamento é um fenômeno multifacetado, exigindo abordagens diversificadas para uma compreensão abrangente. Seus impactos na saúde mental, a influência das redes sociais e as estratégias de prevenção emergem como áreas-chave de investigação.

Publisher

Instituto de Administracao e Gestao Educacional Ltda

Reference17 articles.

1. ALTHAYDES, Andréia Silveira; COSTA, Paula Fagundes. Estudo sobre a cultura de cancelamento nas redes sociais: possibilidades de atuação do profissional de relações públicas na preservação da imagem pública. Revista Comunicação e Design: estudos, práticas e interações, v. 5, n. 1, p. 16 – 37, 2022.

2. BALBINO, Michelle Lucas Cardoso et al. A cultura do cancelamento. Scientia Generalis, v. 2, n. Supl, p. 85-85, 2021.

3. BRASILEIRO, Fellipe Sá; DE AZEVEDO, Jade Vilar. Novas práticas de linchamento virtual: fachadas erradas e cancelamento de pessoas na cultura digital. Revista Latinoamericana de Ciencias de la comunicación, v. 19, n. 34, p. 1 -12, 2020.

4. BOUVIER, Gwen. Racist call-outs and cancel culture on Twitter: The limitations of the platform’s ability to define issues of social justice. Discourse, Context & Media, v. 38, n. p. 431 - 440, 2020.

5. CAMPOS, Raquel. Redes sociais e o ódio escancarado. In: SILVEIRA, Éderson. (org.). Os Efeitos do Autoritarismo: práticas, silenciamentos e resistência (im)possíveis. São Paulo: Pimenta Cultural, 2018.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3