Author:
Freitas Joselle,Almeida Cordeiro Amanda,Diakson Gontijo Soares Fernando,Bolívar Gonçalves Gabriela,Freitas Urzedo Renato
Abstract
Estudo epidemiológico observacional descritivo. Objetivo: analisar o grau de conhecimento dos alunos do curso de Medicina do Centro Universitário IMEPAC Araguari a respeito do atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência e entender os principais fatores influenciadores na visão dos alunos. Metodologia: Este trabalho foi empreendido no IMEPAC em Araguari e a coleta de dados se deu através de questionário aplicado aos alunos do primeiro ao décimo segundo períodos do curso de Medicina, devidamente matriculados no segundo semestre de 2021. Os dados obtidos foram analisados, tabulados e organizados por meio dos softwares Excel e Word, no formato de tabela e ou gráficos. Resultados: 97,47% dos acadêmicos compreendem a importância de se conhecer sobre o Atendimento Pré-Hospitalar, e 31,41% dos estudantes já fizeram algum curso sobre o tema oferecido pelo IMEPAC. Entretanto, 69% não se sentem preparados para tal atendimento, sendo que 95,31% têm interesse em realizar um curso de APH. Também, os resultados apontam que à medida que os alunos avançam no curso, o conhecimento específico é maior. Conclusão: os acadêmicos do curso de Medicina do IMEPAC Araguari sabem da importância do conhecimento a respeito do atendimento pré-hospitalar emergencial e à medida que os alunos avançam de períodos ao longo do curso, eles se sentem mais preparados e confiantes em um APH.
Publisher
Instituto de Administracao e Gestao Educacional Ltda
Reference28 articles.
1. ALBINO, R.M.; RIGGENBACH, V. Atendimento hospitalar inicial ao politraumatizado. Arquivos Catarinenses de Medicina. Santa Catarina, 2004.
2. AMERICAN HEART ASSOCIATION (AHA). Destaque das Diretrizes da American Heart Association 2015 para RCP e ACE. Guidelines CPR e ECC 2010. Disponível em:< https://www.icscyl.com/ics/textos//guidelines-rcp-aha-2015-full.pdf. Acesso em: 30 de outubro de 2021.
3. BASTOS, T.R. et al. Conhecimento de Estudantes de Medicina sobre Suporte Básico de Vida no Atendimento à Parada Cardiorrespiratória. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, 2020.
4. Brasil. Ministério da Justiça. Decreto-Lei N°2.848, de 7 de Dezembro de 1940. Rio de Janeiro, 1940.
5. CASTRO, L.H.A. et al. Política, planejamento e gestão em saúde. Atena. Ponta Grossa, 2020.