Principais motivações para ideação e tentativa de suicídio entre estudantes de medicina

Author:

Moraes Mak Alisson,Bessa Murilo,Queiroz Prado José Augusto,Arantes de Sousa Almeida João Pedro,De Melo Oliveira Bruno Henrique,Gomes de Souza João Pedro

Abstract

Introdução: O suicídio é uma das principais causas de morte no Brasil, e a ideação e a tentativa, muitas vezes, precedem o ato. Diante disso, foi identificado uma prevalência de três a cinco vezes maior em estudantes de medicina que na população em geral. Objetivo: Identificar as principais causas para a ideação e de tentativas de suicídio em estudantes de medicina em uma universidade privada do Triângulo Mineiro. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo com base na abordagem fenomenológica de interpretação de dados. A seleção da amostra foi realizada por meio da amostragem em bola de neve, sendo que, foram incluídos nesse estudo estudantes de medicina devidamente matriculados e maiores de 18 anos que já tiveram alguma experiência dentro da temática. A pesquisa partiu da seguinte pergunta disparadora: “O que você considera que foi decisivo para que pensasse ou tentasse suicídio?”. Discussão: O estudo contou com 5 participantes efetivos. A partir das informações colhidas, foram aplicadas as 4 etapas do método fenomenológico e sintetizado/integrado à literatura científica. Desse modo, foi possível observar nos participantes que o pensamento do suicídio é elaborado como forma de cessar o sofrimento. Conclusão: Logo, foi perceptível que a saúde mental fragilizada, concomitante a cobrança excessiva dentro da universidade, a carga horária, o estresse e a fraca rede de apoio tiveram grande peso no comportamento para a ideação e tentativa de suicídio.  

Publisher

Instituto de Administracao e Gestao Educacional Ltda

Reference13 articles.

1. ARENSMAN, E.; SCOTT, V; DE LEO, D; PIRKIS; J. Suicide and suicide prevention from a global perspective. Crisis, v. 41, n. 1, 2020.

2. BARREIRA, C. R. A.; RANIERE, L. P. Aplicação de contribuições de Edith Stein à sistematização de pesquisa fenomenológica em psicologia: a entrevista como fonte de acesso às vivências. In: MAHFOUD, M; M. MASSIMI (Org.). Edith Stein e a psicologia: teoria e pesquisa. Belo Horizonte: Artesã, 2013, p. 449-466.

3. BENTO, T. M. A. FRANÇA, J. K. da R.; LIMA, J. M. da S. F. Fatores predisponentes que levam jovens adultos à ideação suicida e ao suicídio no Brasil. Ciên Biol e da Saú Unit, Alagoas, v. 5, n. 1, p. 153-166, nov. 2018.

4. BORGES, V. R.; WERLANG, B. S. G. Estudo de ideação suicida em adolescentes de 15 a 19 anos. Estudos de Psicologia, v. 11, n.3, p. 345-351, 2006.

5. BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 1.876 de 14 de agosto de 2006. Institui Diretrizes Nacionais para Prevenção do Suicídio, a ser implantadas em todas as unidades federadas, respeitadas as competências das três esferas de gestão. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2006.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3