Abstract
Este estudo objetivou aplicar coagulantes naturais (Aloe vera, Talinum paniculatum, Pereskia aculeata) para remoção de turbidez e patógenos em águas, além de avaliar o potencial citotóxico das amostras de água tratadas. Os biocoagulantes foram extraídos e adicionados a amostras de água com elevado grau de turbidez. Todos os extratos apresentaram taxas de remoção de turbidez acima de 80%, e a aplicação de biocoagulantes de Aloe vera e Talinum paniculatum foram mais eficientes do que o de Pereskia aculeata. As amostras de água tratadas com os três vegetais, não apresentaram alteração que indicassem presença de agentes tóxicos. Com o tempo de contato de até 2 hs, não houve aumento e nem redução da concentração de bactérias. Porém, quando o tempo de exposição foi maior que 2 h, ocorreu um aumento de 99,9% no número de bactérias. Aloe vera, Talinum paniculatum e Pereskia aculeata possuem grande potencial como biocoagulantes naturais na remoção de turbidez. Porém, não é seguro deixá-los mais de duas horas em contato com a água, pois há risco de potencializar o crescimento de patógenos que estejam presentes na água. Estudos como este são importantes para embasar o conhecimento sobre métodos alternativos e baratos para tratamento descentralizado de água.
Publisher
Instituto de Inteligência em Pesquisa e Consultoria Cientifica Ltda
Reference20 articles.
1. APHA (2012) Standard methods for the examination for water and wastewater, 22nd ed. D. American Water Works Association, Washington
2. Belisário Junior, J. C. (2016). Uso da semente da Moringa oleifera no tratamento de água em corpos lênticos - Estudo de caso: Lago Igapó II. (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, PR, Brasil.
3. Botelho, I. C. (2020). Análise da eficiência da mucilagem da semente de chia como coagulante orgânico no tratamento de água para abastecimento. (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Londrina, PR, Brasil.
4. Davies-Colley, R.J. & Smith, D.G. (2001). Turbity, suspended sediment, and water clarity - a review. J Am Water Resour Assoc 37(5): 2085-1101.
5. https://doi.org/10.1111/j.1752-1688.2001.tb03624.x