Abstract
Várias produções britânicas de peças de Shakespeare para a televisão foram adaptadas de montagens teatrais. Essas adaptações do tipo palco-para-TV exploram elementos teatrais, televisivos e cinemáticos por meio de cuja combinação as performances ganham sentido na telinha. Este artigo investiga traços distintivos desse tipo específico de adaptação shakespeariana. Dando ênfase a uma adaptação televisiva de Hamlet a qual adaptou uma montagem teatral dirigida por Gregory Doran na Royal Shakespeare Company (2008), discutirei os mecanismos de intermedialidade e os processos de remediação a partir dos quais esse Hamlet se constitui. Ao invés de ser simplesmente um registro da performance para o palco, essa adaptação é uma forma híbrida que não apenas complica distinções tradicionais entre teatro e televisão, mas também desafia noções de que que adaptações do tipo palco-para-TV são secundárias e derivativas.
Publisher
Universidade Federal de Santa Maria
Reference34 articles.
1. AEBISCHER, P. et al. (org.) Shakespeare and the ‘live’ theatre broadcast experience. London: Arden Shakespeare, 2018.
2. BAZIN, A. What is cinema? Vol. 1. Berkeley: University of California Press, 2005.
3. BOLTER, D.; GRUSIN; R. Remediation: understanding new media. London: the MIT Press, 2000.
4. BULMAN, J. The BBC Shakespeare and house style. In: BULMAN, J.; COURSEN, H. (org.). Shakespeare on television: an anthology of essays and reviews. Hanover: University of New England, 1988, p. 50-60.
5. CARTMELL, D. Review of Shakespeare’s Hamlet. Shakespeare, v. 5, n. 2, p. 198-199, 2009.