Abstract
Avaliar contribui para a reflexão sobre as práticas pedagógicas e a qualidade do ensino nas instituições de ensino superior. O objetivo deste trabalho analisar como aconteceu a implantação dos instrumentos avaliativos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior nos projetos pedagógicos de cursos de graduação de uma instituição federal de ensino superior. A abordagem qualitativa, com uso da análise documental dos projetos pedagógicos de cursos, foi a metodologia aplicada. Notou-se que as avaliações externa e institucional são tratadas superficialmente e que não há compreensão sobre a diferença entre elas e há pouco uso dos resultados. Logo, é crucial implantar uma cultura avaliativa que favoreça um conhecimento aprofundado da realidade e melhoria dos meios de gestão e pedagógicos.
Publisher
Universidade Federal de Santa Maria
Subject
Organic Chemistry,Biochemistry
Reference42 articles.
1. ABRAMOWICZ, Mere. Avaliação, tomada de decisões e políticas: subsídios para um repensar. Estudos em avaliação educacional, São Paulo, n. 10, 1994, p. 81-102.
2. AFONSO, Almerindo Janela. Reforma do estado e políticas educacionais: entre a crise do Estado-Nação e a emergência da regulação supranacional. Educ. Soc., Campinas, v. 22, n. 75, 2001, p. 15-29.
3. AGUM, Ricardo; RISCADO, Priscila; MENEZES, Monique. Políticas públicas: conceitos e análise em revisão. Agenda Política, São Carlos, v. 3, n. 2, 2015, p. 12-42.
4. ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. Avaliação institucional e projeto político-pedagógico: dois lados de uma mesma moeda. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 28, n. 67, 2017, p. 32-62.
5. BRASIL. Lei de diretrizes e base da educação nacional. Brasília: Congresso Nacional. 1988.