Abstract
Neste trabalho, enfocamos as condições de permanência de trabalhadores pesquisadores no âmbito da pós-graduação. Apresenta-se resultados de um estudo qualitativo narrativo de cunho sociocultural pelo qual se objetivou compreender os desafios envolvidos no percurso acadêmico na pós-graduação. Destacamos como desafios ao percurso formativo a sobreposição de tarefas no que tange à formação e as atividades laborais e distanciamento social ocasionado pela Covid-19. Como indicadores de permanência, identificamos a mobilização pessoal e social dos estudantes, bem como o perfil do programa voltado a trabalhadores. Neste sentido, destacamos a necessidade da consolidação de uma política de acolhimento capaz de impulsionar um conjunto de ações com vistas a fortalecer o percurso formativo.
Publisher
Universidade Federal de Santa Maria
Subject
Organic Chemistry,Biochemistry
Reference34 articles.
1. ALBA, Fabio Dall. Evasão acadêmica em uma instituição de ensino superior privada na Região Sul do Brasil: do diagnóstico à proposição de um programa de permanência. 2018. São Leopoldo: Unisinos, 2018. 125f. Dissertação (Mestrado em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
2. ANDRÉ, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista da Faeeba - Educação e Contemporaneidade. Salvador, v. 22, n. 40, 2013, p. 95-103.
3. ARNOUT, Cristina. Formação continuada de professores: indicadores para uma política na rede municipal de Itaara. Santa Maria: UFSM, 2019. 124f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria.
4. ÁVILA, Rebeca Contrera; PORTES, Écio Antônio. A tríplice jornada de mulheres pobres na universidade pública: trabalho doméstico, trabalho remunerado e estudos. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 20, 2012, p. 809-832.
5. BIANCHETTI, Lucídio; MARTINS, Francini Scheid. O discente da pós-graduação stricto sensu: desistências e resistências, induções externas e adoecimentos. Porto Alegre: Cidu, 2018, p. 1-14.