Abstract
Neste texto, apresenta-se os resultados de um estudo de abordagem qualitativa, realizado com coordenadores dos cursos de graduação em Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia, de uma universidade privada. O objetivo foi compreender as estratégias institucionais empregadas pelos coordenadores de curso para lidar com a evasão de estudantes de graduação em Ciências da Saúde e propor um programa de prevenção da evasão universitária. Foi empregada a análise de conteúdo, com suporte do software Qualitative Content Map 2020. Identificaram-se duas categorias principais: reconhecer barreiras e características dos estudantes e valorizar ações e recursos institucionais, cada uma com cinco subcategorias que constituíram fatores importantes para a fundamentação da proposta. A proposta de prevenção da evasão universitária de estudantes da graduação na saúde apresentou dois enfoques principais: financeiro e motivacional. Os coordenadores da graduação em saúde destacaram ações para prevenir a evasão universitária com base nos desafios enfrentados pelos estudantes e nos recursos universitários disponíveis. Esta proposta de programa de prevenção de evasão universitária pode contribuir para (re)pensar aspectos motivacionais, de suporte financeiro, de valorização do desenvolvimento acadêmico e de apoio institucional à gestão acadêmica no ensino superior em saúde.
Publisher
Universidade Federal de Santa Maria
Subject
Organic Chemistry,Biochemistry
Reference30 articles.
1. ARAUJO, Ana Carolina da Costa; SILVA, Thales Fabricio da Costa e; PEDERNEIRAS, Marcleide Maria Macêdo. Percepção de docentes acerca da evasão universitária. Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional, Santa Maria, v. 11, n. 20, 2022, p. 1-20.
2. BONALDO, Luciane; PEREIRA, Luis Nobre. Dropout: Demographic profile of Brazilian university students. Procedia - Social and Behavioral Sciences, Oxford, v. 228, 2016, p. 138-143.
3. BRUTES, Larissa; SEIBERT, Rosane Maria. O Ensino da Educação Financeira a Jovens de Escolas Públicas de Santo Ângelo. Vivências: Revista Eletrônica de Extensão da URI, Santiago/RS, v. 10, n. 18, 2014, p. 174-184.
4. CASTANHO, Sérgio. A educação superior no século XXI: comentários sobre o documento da Unesco. Interface, Botucatu, v. 4, n. 7, 2000, p.163-166.
5. CORDEIRO, Alexandre de Albuquerque. Carona solidária: uma opção de mobilidade no município de Florianópolis-SC. Florianópolis: UFSC, 2017. 99f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Geografia). Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina.